Mobile Marketing: Precisamos falar sobre isso

O crescimento dos acessos à internet via dispositivos móveis não param no Brasil – e no mundo inteiro.

Para você ter ideia, segundo dados divulgados pelo IBGE, de todas as casas brasileiras com acesso à internet hoje, mais de 80% contam com os smartphones para navegar na rede.

Diante desses números, muitos empresários estão vendo uma ótima oportunidade no mobile marketing para expandir seus negócios no ambiente digital.

Sabendo disso, neste texto vamos explicar o que é o mobile marketing, por que ele é tão importante e como fazer para criar campanhas nessa estratégia. 

Afinal, o que é mobile marketing?

Basicamente, mobile marketing é um termo que engloba todas as ações de marketing voltadas exclusivamente aos usuários de smartphones, como configurações específicas de anúncios, otimização de site para dispositivos móveis, tamanho e disposição das imagens etc.

Essas ações da estratégia vem sendo realizadas para atrair, relacionar, criar um engajamento e influenciar os consumidores das empresas.

Isso significa que, se a sua empresa quer aproveitar as tendências para criar um posicionamento satisfatório na web, o mobile marketing é a estratégia ideal.

Por que ele é tão importante nos dias de hoje?

Agora que já sabemos o que é mobile marketing, podemos apresentar alguns dados interessantes sobre essa estratégia:

  • Segundo dados divulgados pelo infográfico da Digitalks, 12% das compras online de 2015 foram realizadas através de dispositivos móveis
  • Cerca de 62% dos e-mails são abertos a primeira vez por um dispositivo móvel, segundo estatísticas divulgadas pela Mobi Pronto.
  • Segundo dados divulgados pela Mobi Pronto, Cerca de 46% dos consumidores afirmam não voltar a um e-commerce que não seja responsivo.
  • Segundo relatório da WebShoppers,  as compras feitas por meio de dispositivos móveis corresponderam a 14,3% de todos os pedidos, ou seja, rendendo um faturamento de R$ 5 bilhões de reais.

Diante desses dados fica fácil entender a importância (e crescimento) do investimento em mobile marketing. 

Como criar campanhas de mobile marketing?

As campanhas de mobile marketing são bem específicas e, por se tratar de um segmento que está em constante renovação, não existe uma “fórmula mágica”. 

Mas, para garantir o máximo de resultados independente da estratégia ou companha em particular, existem três dicas básicas que não devem ser ignoradas ao lidar com mobile markerting.

1) Conheça os potenciais clientes da sua empresa

Potenciais clientes são aquelas pessoas que apresentam alguma chance de consumir os produtos e/ou serviços oferecidos por sua empresa. Eles podem ser avaliados de acordo com o perfil (idade, sexo, localidade etc), interesse (esportes, tecnologia, política) e, principalmente, estágio na Jornada de Compra.

Para entender melhor, vamos supor que a sua empresa oferece serviços relacionados à Marketing Digital – como é o caso da Deen

Se você não entende quem são, como pensam e onde estão as pessoas que poderiam se interessar pelos seus serviços (ou produtos), dificilmente vai conseguir criar conteúdos relevantes e direcionar as campanhas para as pessoas certas.

O mesmo princípio se aplica ao mobile marketing.

Como é o comportamento do seu público ao acessar a internet pelo celular? Eles usam aplicativos ou acessam conteúdos pelo próprio navegador? Geralmente são usuários de Android ou iPhone?

Saber as respostas para essas (e muitas outas perguntas) é o primeiro passo para ter sucesso com o mobile marketing.

2) Facilite as respostas

As pessoas que acessam websites via dispositivos móveis buscam por agilidade e eficiência. Por isso, ao oferecer conteúdo ou solicitar ações (como a assinatura de uma newsletter), tente ser o mais direto e breve possível.

Uma dica é sempre solicitar os dados mais básicos para os usuários, como o nome, e-mail e em alguns casos o telefone de contato. Se a lista do formulário for muito extensa, há grandes chances dela não ter os mesmo resultados que uma mais curta e direta.

Sempre tenha em mente que o usuário quer ter o máximo de conteúdo por meio do mínimo esforço possível.

3) Invista nas redes sociais

O Brasil é um dos países com maior número de usuários nas redes sociais. Saber aproveitar este engajamento do povo tupiniquim é uma das chaves para gerar resultados com o mobile marketing.

Por meio das notificações push ou anúncios exclusivos para mobile, por exemplo, é possível criar um relacionamento muito mais próximos com as pessoas que utilizam o smartphone para aprender, se divertir e tirar dúvidas sobre o segmento no qual a sua empresa atua. 

Vale a pena contratar uma agência para investir em mobile marketing?

Por se tratar de um segmento do Marketing Digital muito específico e, para variar, em renovação quase diária, contratar uma agência com foco em mobile marketing pode ser uma alternativa para aquelas empresas que veem valor na estratégia mas não possuem tempo (ou mão de obra especializada) para planejar e colocar em prática uma ação efetiva. 

Por isso, a resposta mais simples é sim – vale a pena contratar uma agência para investir em mobile marketing.

Os preços dos contratos podem variar muito de acordo com o escopo de serviço, prazos e necessidades específicas de cada empresa. Por isso, antes de tirar qualquer conclusão o mais recomendado é solicitar um orçamento completo.

Por que esperar mais? Entre em contato hoje mesmo com a Deen para solicitar um orçamento ou simplesmente tirar as suas dúvidas sobre mobile marketing – temos profissionais especializados sempre à disposição para conversar por telefone ou e-mail.

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