Marketing digital: qual a relação com a gestão das redes sociais?

As redes sociais têm um grande papel para qualquer ação de marketing realizada na internet. Entre os canais online mais importantes da atualidade, elas são um ótimo espaço para a divulgação de produtos e serviços.
No caso do marketing digital, que é o conjunto de ações online executadas por uma empresa com a finalidade de conseguir novos negócios, promover a identidade da marca e criar relacionamentos com os clientes, seu papel está relacionado à gestão das redes sociais.
Por meio delas, o engajamento da marca com o seu público acontece de maneira mais tranquila, o que pode ser uma vantagem, considerando que as redes sociais são usadas geralmente para entretenimento.
Entre as formas de realizar essas ações por meio do marketing digital, se destacam o SEO e o Inbound Marketing. Vamos ver abaixo a relação de ambas com as redes sociais para melhorar os seus negócios.

As redes sociais vistas como um grande canal de divulgação
As redes sociais estão na liderança dos canais de divulgação mais importantes atualmente, e as empresas devem investir na plataforma já sabendo disso. Mais de 62% dos brasileiros estão ativos nas redes sociais, segundo pesquisa da We Are Social e Hootsuite.
Mesmo que sejam muito utilizadas para entretenimento, as redes sociais  também são um dos grandes canais de divulgação para propagar produtos ou serviços da sua empresa. Isso graças ao fato de que uma divulgação por meio de redes sociais, como o Facebook, pode estabelecer uma relação próxima entre a empresa e o público. Por isso, é recomendado utilizar publicações que envolvam os seguidores com a marca.
Um bom exemplo disso é a criação de publicações descontraídas, como imagens, gifs ou vídeos curtos, com a finalidade de interagir com os seguidores de uma maneira mais sutil. Essa sutileza faz as suas ações parecerem menos uma publicidade, e motiva os seguidores a comentarem e compartilharem as postagens.
Além disso, é importante lembrar de colocar sempre as informações de contato, história da empresa e os links para as outras redes sociais e páginas, como site, ou blog. Essa facilidade ajuda o cliente a conhecer a sua empresa.

O Marketing Digital e a sua relação com as redes sociais
Entendendo que o marketing digital consiste em um conjunto de ações de divulgação online, para relacionarmos com as redes sociais devemos ver como são realizadas essas ações de marketing online.
As ações de inbound marketing, por exemplo, diferente do marketing tradicional, partem da premissa de educar os leitores, para só depois vender. 
Isso significa que sua diferença do marketing tradicional está no fato das ações não serem uma maneira de mostrar o seu produto, ou serviço, mas sim levar conteúdos que, a longo prazo, educam e fazem o consumidor ter mais certeza de que precisa adquirir o produto, pois já foi abastecido com toda a informação que poderia ter.
Além disso, uma outra ação conhecida do marketing digital é a otimização por SEO. Ela se trata de um conjunto de técnicas que resultam na otimização dos sites para os veículos de busca, como o Google, por exemplo.
Sabendo disso, a relação entre as redes sociais e o marketing digital fica menos distante, não acha? Pois, se por um lado as ações de inbound marketing visam educar e engajar os potenciais clientes por meio de conteúdos, as redes sociais também buscam uma aproximação, mas de uma forma mais descontraída. 
A união das duas pode fazer um trabalho de engajamento completo!

Como melhorar a sua estratégia de marketing digital
O marketing digital visa alcançar o público com um plano de ações online. Existem diversas formas de se agir, no entanto, algumas das mais conhecidas ao atuar com marketing digital são o inbound marketing e a otimização por SEO.
As redes sociais são um importante canal de divulgação para a sua empresa alcançar e engajar o seu público-alvo e, por isso, devem ser vistas como uma parte importante para a ação de marketing digital.
Ambas são aplicadas online, têm um público-alvo específico e devem entender a linguagem adequada para lidar com ele.
Tanto as ações de marketing digital quanto a utilização das redes sociais, se bem direcionadas no plano de ação, além de atrair mais clientes e aproximá-los da sua marca, criam uma boa relação com a empresa, algo que resulta em fidelização e na preferência do consumidor para com a sua marca.

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais.

Deixe um comentário