Como medir o desempenho de suas ações nas redes sociais

Quando estamos falando de ações nas redes sociais, precisamos entender que a mensuração dos resultados é tão importante quanto a execução das campanhas em si.

Não adianta você se esforçar e criar conteúdos relevantes para as mídias sociais sem poder acompanhar os dados mais importantes como engajamento, quantidades de cliques e CPC (Custo Por Clique).

É claro que essas não são as únicas métricas que devem ser levadas em consideração na hora de medir o desempenho de campanhas nas redes sociais. 

Para ajudar a sua empresa a não cometer o erro de realizar uma análise incompleta, a Deen – Agência de Marketing Digital e Inbound Marketing – produziu este conteúdo no qual vamos listar algumas dicas que você deve seguir  para medir as ações e ter sucesso nas mídias sociais.

Confira as dicas e, caso tenha dúvidas, deixe seu comentário no fim da página – vamos adorar continuar a conversa por lá! 

Por que (e como) medir o desempenho de suas campanhas nas redes sociais

Antes de apresentar as dicas, precisamos mostrar para você alguns benefícios que medir o desempenho das campanhas pode trazer para o sucesso da sua empresa:

  • Alcançar mais dos potenciais clientes;
  • Executar ações corretivas on going;
  • Avaliar o investimento (ROI) das ações;
  • Realizar testes A/B;
  • Gerar melhores resultados no curto prazo.

Todos esses benefícios, é claro, fazem parte do sonho de toda e qualquer empresa que investe nas redes sociais. Mas como fazer para alcançá-los na prática?

1. Defina metas

Se você não quer jogar dinheiro fora, o ideal é montar um planejamento e definir as metas antes mesmo que as campanhas sejam executadas. Isso inclui escolher qual estratégia utilizar e quais os principais objetivos a alcançar por meio dela, como por exemplo:

  • Número de pessoas alcançadas;
  • Quantidade de cliques no link;
  • Taxa de conversão de visitantes em leads;
  • Download de eBooks e/ou materiais educativos.

No Facebook, por exemplo, você pode criar uma campanha no Facebook Ads e definir metas como receber 100 cliques ou obter 1500 ações de engajamento (curtidas, compartilhamentos e comentários).

Somente com as metas pré definidas você poderá medir o desempenho e fazer as alterações para reverter a situação – caso for necessário, é claro. 

2. Defina os KPIs

KPI significa “Key Performance Indicator”, ou seja, indicador chave de performance.

Existem basicamente dois tipos de KPIs que devem fazer parte de qualquer análise de desempenho.

a. KPIs Primários

Como o nome sugere, os KPIs primários são aqueles que indicam dados extremamente importantes. Alguns exemplos:

  • Número de leads;
  • Tráfego;
  • Custo por clique (CPC);
  • Custo de aquisição por lead (CPL);
  • Número de conversões.

KPIs Secundários

Os secundários são aqueles que não estão diretamente ligados com o ROI (Return of Investment) das campanhas, mas podem mostrar que as ações realizadas estão no caminho certo. Alguns exemplos:

  • Quantidade cliques;
  • Conversão de vizualizações em cliques;
  • Alcance; 
  • Engajamento.

3. Faça as análises com periodicidade

Analisar o desempenho das suas ações nas redes sociais com certa peridiocidade é certamente a melhor maneira de garantir o custo-benefício e, prinicipalmente, tomar ações corretivas antes que seja tarde demais.

O ideal é que as análises sejam realizadas diariamente ou, no máximo, semanalmente. Quanto antes você conseguir medir, maiores serão as chances de metas cumpridas no fim.

4. Realize um levantamento das ações corretivas

Seguir todas as dicas não trará resultados para a sua empresa se nenhuma ação for tomada para reverter a situação. Por isso, é importante que, além de analisar as campanhas, sua empresa faça uma levantamento das ações corretivas que devem ser realizadas.

O ideal é que você defina quais ações serão realizadas para melhorar os resultados das campanhas e, além disso, estabeleça um responsável e um prazo cada que seja executada cada um delas.

Considerações finais

As metas, análises periódicas e ações corretivas, se trabalhadas juntas e de forma sincronizada, podem trazer resultados muito além dos esperados.

Certamente cuidar para que tudo isso seja cumprido não é uma tarefa simples. Afinal, se fosse fácil, não veríamos tantas campanhas sem sucesso nas redes sociais hoje.

Uma última dica (mas não menos importante) é, quando houver recursos para isso, contratar uma agência especializada em ações de marketing nas redes sociais.

Com pessoal especializado e dedicado totalmente a isso, fica muito mais fácil executar todos os passos descritos neste texto e, consequentemente, garantir os resultados positivos para o seu negócio.

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