Por que o calendário editorial é essencial para o Marketing de Conteúdo?

Se você pretende iniciar ou precisa reformular as estratégias de marketing de conteúdo do seu negócio, então o post de hoje é muito importante para você – vamos falar sobre o calendário editorial.

Sabe por que muitas estratégias falham ou a equipe se perde pelo caminho e a empresa não obtém bons resultados? Um dos motivos pode ser a falta de um calendário editorial, que é consequência de um bom planejamento. Um não é eficiente sem o outro.

Bom, sem mais delongas, no post de hoje vamos explicar toda essa importância e dar algumas dicas para você montar o seu calendário editorial.

A importância de um calendário editorial

Bom, antes de tudo, vamos definir o que exatamente significa ter um calendário editorial dentro do marketing de conteúdo.

Na prática, o calendário funciona como um cronograma resumido da estratégia de postagens dos conteúdos no site e nas redes sociais. De um modo geral, ele contém:

  • as datas de publicação dos conteúdos;
  • os colaboradores responsáveis pelas tarefas;
  • as pautas que serão abordadas, com os títulos (ou sugestões de títulos);
  • as palavras-chaves que serão utilizadas ao longo do texto;
  • o status de cada conteúdo (produção / revisão / aprovação / conteúdo agendado / conteúdo publicado);
  • as etapas em que cada conteúdo se enquadra no funil de vendas (topo de funil, meio de funil e fundo de funil).

Eis abaixo um exemplo de calendário editorial:

Bom, ter um calendário editorial no marketing de conteúdo é importante por vários motivos, mas, principalmente, pelo fato dele centralizar todas as ações de produção de conteúdo de forma coordenada – o que é essencial para que o planejamento da estratégia seja cumprido.

Eis outras vantagens:

  • ajuda na formulação das palavras-chave, evitando que ela se repitam além do necessário;
  • garante uma maior e mais completa visão da estratégia para todo o time de marketing;
  • ajuda a manter a frequência das postagens, o que é um ótimo aliado na construção de autoridade perante a persona;
  • o calendário editorial também ajuda na elaboração de conteúdos verdadeiramente relevantes para cada persona, em cada etapa do funil e de acordo com o volume de postagens que ela precisa receber.

Montando um calendário editorial de marketing de conteúdo

Bom, vamos para a prática? A seguir, daremos dicas simples e bem objetivas para você começar a construir o seu calendário editorial:

# Defina as ferramentas

Você pode montar o seu calendário editorial no Excel e compartilhá-lo entre a equipe, mas hoje existem várias ferramentas que otimizam esse trabalho e oferecem recursos que automatizam vários procedimentos.

# Escolha a equipe de trabalho

Nomeie os responsáveis pela produção de conteúdo em si e, automaticamente, pelo calendário editorial. Exemplos: gestor de conteúdo (o responsável pela administração da equipe, elaboração das pautas e agendamento das postagens); redator; revisor; diagramador.

# Defina o fluxo de trabalho e os prazos

É importante definir quais mídias/canais os conteúdos serão divulgados, bem como todo o fluxo de trabalho com os devidos prazos para cada membro da equipe e a data das publicações (coloque uma coluna para o status atual de cada conteúdo).

Não se esqueça, também, de diversificar o seu conteúdo, produzindo blogposts, infográficos, e-books ou outros tipos que vão de encontro às necessidades de suas personas.

# Não se esqueça das etapas da jornada do cliente

Levando em consideração que cada conteúdo tem um objetivo, é importante que conste no calendário de conteúdo em que estágio do funil de vendas ele se encaixa: atração, consideração ou decisão. Dessa forma, as postagens serão produzidas especificamente para direcionar a persona por entre essas etapas.

# Por fim, tenha métricas de acompanhamento

Defina KPIs (Indicadores Chaves de Performance) para que haja uma avaliação sobre os conteúdos e, desse modo, ajudar nas próximas definições e nos ajustes necessários.

Bom, agora que você já sabe a importância de um calendário editorial para a sua estratégia de marketing de conteúdo, se precisar de ajuda na hora de montar o seu, então fale com a Deen. Até a próxima!

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