Passo a passo: como fazer uma análise de palavras-chave para o seu negócio

O uso de palavras-chave é essencial para qualquer negócio na internet. Se por um lado nós fazemos uso delas para procurar produtos, serviços, pessoas ou temas que queremos pesquisar, por outro lado as empresas conseguem criar estratégias para serem esses resultados de busca das pessoas.

Portanto, no post de hoje separamos um passo a passo para você descobrir como fazer uma análise de palavras-chave para conseguir captar mais clientes para o seu site:  

Passo 1: faça um brainstorm com a sua equipe

Um brainstorm é uma reunião bem descontraída para o desenvolvimento de ideias de forma coletiva.

Então, reúna a sua equipe e criem uma lista com as palavras-chave que definem o seu negócio. Por exemplo: se você é do ramo imobiliário, pense em quais palavras as pessoas pesquisariam na internet e você seria uma das respostas, como por exemplo:

  • Apartamento para alugar em SP;
  • Imóvel na planta em São Paulo;
  • Imobiliárias em São Paulo;
  • Imóveis em São Paulo que não precisam de fiador, etc.

Deixem a criatividade fluir e escrevam todas as palavras-chave que vierem à mente. Se coloquem no lugar de seus clientes para que vocês consigam pensar em seus desejos e necessidades – e como eles procurariam por soluções na internet.

Passo 2: faça um brainstorm com dois ou três clientes

O segundo passo de como fazer uma análise de palavras-chave para seu negócio é se reunir com alguns de seus clientes. O objetivo aqui é você entender como eles definem o seu negócio.

Nessa reunião, por exemplo, você pode descobrir que eles veem o seu site imobiliário como um dos preços mais atrativos do mercado e pode, pode exemplo, surgir ideias de novas palavras-chave, tais como: imóveis baratos no bairro X; apartamentos com melhor custo-benefício no centro, comprar imóvel barato, etc.

Passo 3: documente todas essas palavras-chave numa planilha

Crie uma planilha simples para listar todas as palavras-chaves geradas por você, por sua equipe e pelos seus clientes.

A dica é que você tenha no mínimo 30 opções, pois posteriormente cada uma delas será analisada – o que pode gerar o descarte ou a substituição de parte delas.

Passo 4: use a funcionalidade de sugestão automática do Google

O quarto passo de como fazer uma análise de palavras-chave é simplesmente você utilizar a sugestão automática do Google – basta começar a digitar algumas palavras na caixa de procura e anotar as sugestões automáticas do buscador.

Isso serve para definir quais são os termos relacionados às palavras-chave. Essa funcionalidade é muito importante porque as sugestões são baseadas em termos em que as pessoas usam com mais frequência no Google.

Passo 5: Faça esse levantamento com as palavras-chave selecionadas nos passos 1 e 2

Uma boa dica é você pegar a lista com todas as palavras-chave levantadas durante as reuniões e colocá-las uma a uma na sugestão automática do Google.

No final você deve ter algo entre 90 e 120 palavras-chave. Quer um exemplo?

Vamos supor que uma das palavras-chave inicialmente levantadas foi emagrecimento. Sugestões automáticas que aparecem no Google ao digitarmos essa palavra-chave:

  • emagrecimento saudável
  • emagrecimento rápido
  • emagrecimento antes e depois
  • emagrecimento definitivo
  • emagrecimento pela mente
  • emagrecimento infantil.

Passo 6: Use o Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é uma ferramenta do Google que nos ajuda a analisar o volume de cada uma das palavras-chave que colocarmos.

Para que você tenha acesso a ele, é preciso ter uma conta no Google Adwords, a ferramenta que você utiliza para anunciar no Google (o cadastro é gratuito – mas tenha cuidado e pule a parte em que você precisa digitar os dados do seu cartão de crédito e simular uma campanha!).

A ferramenta é muito intuitiva e você consegue fazer uma pesquisa bem detalhada sobre a quantidade de buscas que as suas palavras-chave estão tendo no Google.

Passo 7: Selecione as 10 palavras-chave com maior volume de busca

O último passo de como fazer uma análise de palavras-chave é você selecionar 10 das palavras que apresentam o maior volume de buscas, de acordo com os dados do Google Keyword Planner, e usá-las como foco em seu negócio – ao menos no início.

Esses foram os 7 passos de como fazer uma análise de palavras-chave para seu negócio. É importante dizer que essa análise deve ser feita periodicamente, pois o Google e o próprio comportamento dos consumidores estão sempre mudando.

Portanto, essa análise só trará retorno no médio e longo prazo se for feito de forma recorrente e, claro, resultando em ações práticas, tais como a otimização do site, a produção de conteúdo baseado nas palavras-chave, etc.

Se você ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda para a análise de palavras-chave em seu negócio específico, entre em contato com a Deen!

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