Os 4 Pilares do Marketing Automotivo

Aqui no blog da Deen, nós já começamos a falar sobre o que é, afinal de contas, o Marketing Automotivo e tudo o que ele pode fazer pelas empresas e indústrias do setor.

Mas você sabia que existem alguns pilares do marketing automotivo que devem ser corretamente seguidos? Eles são imprescindíveis na hora de se criar as estratégias de divulgação do site da empresa, dos produtos e dos serviços oferecidos por ela, sempre com o mesmo intuito: aumentar o faturamento e tornar a marca referência no mercado.

Portanto, no post de hoje vamos entender como funcionam esses 4 pilares do marketing automotivo e que servem para todas as empresas do setor… Mas antes:

Por que existem esses pilares do marketing automotivo?

Quando as estratégias de marketing digital surgiram, revolucionando a forma como divulgamos produtos e serviços na internet, surgiu com elas uma espécie de subtipo de estratégia: o chamado marketing de conteúdo.

Esse marketing de conteúdo nasceu da observação do próprio comportamento do consumidor quando ele procura por produtos e serviços na internet.

Hoje em dia, a maioria de nós, consumidores, pesquisamos muito na internet antes de adquirirmos um produto ou serviço. Digitamos o que queremos no Google, vamos nas primeiras opões nos resultados da busca, lemos textos sobre os produtos, assistimos a um vídeo falando sobre ele…São várias ações até nos convencermos de que faremos uma boa compra.

Do outro lado, estão empresas que, com base nos pilares do marketing digital, realizam suas estratégias com o objetivo de atrair os visitantes ao site, transformando-os em clientes.

Pilares do Marketing Automotivo

Quando se fala em concessionárias, indústrias fabricantes de autopeças, caminhões e tratores, além de outros empreendimentos do setor, todos eles, com suas diferenças, precisam utilizar os pilares do marketing automotivo para que suas estratégias deem certo.

Eis os pilares:

1º pilar: Atração

Vamos supor que você seja proprietário de uma fabricante de caminhões, sendo que o seu público-alvo sejam empresas de transporte de cargas.

Com um site devidamente pronto, é hora de atrair este público até ele, com o primeiro objetivo: transformá-lo em visitante.

Isso deve ser feito através de informação – criando conteúdo de qualidade para atrair o interesse desse público-alvo, de modo que ele seja visitante recorrente do seu site.

Os conteúdos criados são feitos com base em técnicas que ajudam o seu site a ocupar um bom lugar no ranking de pesquisas do Google, de modo que o público certo o veja e conheça o seu site.

Além do conteúdo, que gera visitas orgânicas (não pagas), também existem as estratégias de colocar anúncios pagos em determinados sites e redes sociais que esse público-alvo costuma frequentar. Para isso, uma grande pesquisa é feita para se saber onde ele navega pela internet.

Público-alvo atraído ao site, é hora de convertê-lo em potencial cliente.

2º pilar: Conversão

Quando um empresário, que esteja interessado em adquirir caminhões para renovar a frota do seu negócio se interessa em conhecer melhor o conteúdo oferecido pelo seu site, então ele passa a ser um visitante qualificado, o que no marketing chamamos de lead.

Mas como saber que ele se transformou em lead? A forma mais utilizada é através de preenchimento de formulários que reúnem informações de contato desse visitante. Isso significa que ele está interessado em receber mais conteúdo da sua empresa e conhecer melhor os produtos oferecidos por ela.

Empresário atraído e convertido em lead (potencial cliente), está na hora de implementar o próximo passo.

3º pilar: Venda

Durante todas as etapas dos pilares do marketing automotivo você precisa estreitar relações com seu cliente – e isso é feito de várias formas, principalmente através de e-mails com conteúdo, e-books gratuitos e outras formas de continuar atraindo a atenção dele, até a fase em que ele solicita um orçamento e a venda é fechada.

Mas não para por aí. Existe outra etapa essencial para toda a estratégia ser um sucesso.

4º pilar: Encantamento

Este é um dos pilares do marketing automotivo mais importantes. É nessa fase que seus clientes se encantam pela sua empresa e passam a divulgá-la e a dar boas notas de reputação, principalmente nas redes sociais, gerando mais pessoas interessadas em seus produtos – e reiniciando todo o ciclo.

Lembre-se: todos esses pilares do marketing automotivo devem ser feitos por profissionais que têm experiência no assunto, para que não haja desperdício de verba e o investimento tenha um retorno significativo em vendas e alcance da marca na internet.

Se você se interessou pelo assunto e quer se aprofundar nele, temos um e-book gratuito sobre Marketing Automotivo que você pode baixar agora mesmo! Até a próxima.

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