O que você precisa saber para abrir um negócio online

Abrir um negócio online tem sido a opção de cada vez mais pessoas. Afinal de contas, são muitas as vantagens, como economia financeira em comparação à abertura de uma empresa física, utilização da tecnologia para melhorar alguns processos e a relação de proximidade com os clientes por meio das técnicas de marketing.

Ficou interessado? Então confira as nossas 7 dicas para você abrir um negócio online e promissor:

1. Pesquise bastante sobre o mercado

Não basta apenas você tomar a decisão de trabalhar com determinado nicho. Para se ter um negócio online que realmente tenha chances de dar muito certo, você precisa estudar e pesquisar bastante sobre vários assuntos. Eis alguns deles:

  • Ferramentas e técnicas de marketing digital;
  • Redes sociais;
  • Site mobile e Experiência do Usuário (UX);
  • Pesquisa e levantamento de público-alvo;
  • Anúncios nas redes sociais e nos motores de busca, como o Google;
  • Como agem seus futuros concorrentes no ambiente virtual;
  • Valores para se construir e manter um negócio online, pensando também na diversificação da receita.

E se você ainda não sabe em que nicho quer atuar, pesquise com calma baseado em suas preferências, seu conhecimento sobre o assunto, além de descobrir quais são os interesses, as dúvidas e as necessidades que as pessoas compartilham na internet.

Não se assuste! Caso você estude e ainda assim surjam dúvidas, atualmente existem vários especialistas nestes assuntos que podem te oferecer consultorias para te ajudar a abrir o seu negócio online.

2. Invista no design em seu negócio online 

Identidade visual, logotipo, layout do site, padronização de layout para redes sociais… Sim, se você quer destacar o seu negócio online, saiba que o design é essencial e pode significar, inclusive, o aumento das suas vendas.

Uma simples troca da cor de um botão, por exemplo, pode significar um aumento no número de cadastros e de compras em mais de 20%. Nesse caso, a realização de testes no layout do site ao longo do tempo é uma ferramenta muito utilizada para essa finalidade.

3. Saiba monitorar os seus clientes

No universo online, relatórios baseados em métricas estabelecidas por você e por ferramentas de análise de dados, como o Google Analytics, são mais que essenciais para sabermos o que os nossos visitantes gostam e não gostam em nosso site. Quais páginas eles mais visitam? Quais assuntos fazem com que eles permaneçam mais tempo? Como está a taxa de engajamento das postagens?

Dessa forma, você consegue repensar as estratégias que não deram certo e reforçar o que vem dando certo, garantindo a melhor experiência possível aos seus clientes.

4. Ofereça diversas formas de pagamento

Quanto mais facilidade você oferecer na hora do pagamento, mais clientes poderão finalizar uma compra em seu negócio online.

Nesse caso, as opções mais populares são os cartões de débito e crédito (de diferentes bandeiras), boleto bancário, transferências bancárias e Paypal.

Não se esqueça também de cuidar da segurança dos dados dos seus clientes, contratando apenas empresas e instituições financeiras conhecidas e que seguem rígidos protocolos de segurança.

5. Invista em marketing de conteúdo

O Google, atualmente o maior motor de buscas da internet, sempre prioriza sites de empresas que apresentam bons conteúdos.

E nesse sentido, o chamado marketing de conteúdo cresce cada diz mais, no qual se utilizam técnicas que ajudam os sites a serem bem ranqueados nas pesquisas baseadas em palavras-chave.

6. Amplie seus canais de atendimento

Oferecer diversos meios para que os seus clientes e potenciais clientes entrem em contato com você faz toda a diferença na qualidade das suas interações e na percepção da sua empresa por parte do público.

Seja por e-mail, pelas redes sociais, pelo chat online, por telefone ou por videoconferência, procure sempre responder às dúvidas das pessoas e crie estratégias para saber como agir em momentos de crise para que as soluções sejam dadas com mais facilidade e em menor tempo.

E por falar em comunicação, temos um post bem interessante e importante que mostra 4 erros ao se definir esse setor em sua empresa.

7. Tenha paciência

Sim, tenha paciência. Não se preocupe em começar pequeno e aos poucos – aliás, pode ser até bom que seja dessa forma.

O importante é estar muito atento às demandas e tendências do seu mercado e conhecer bem o seu público – e isso pode levar tempo. Afinal, ter um negócio online também significa que você também vai disputar a atenção das pessoas com outras centenas e milhares de negócios online; porém, existe espaço para empresas comprometidas e que conseguem transmitir seu diferencial às pessoas.

Com paciência, perseverança e conhecimento, são grandes as chances de dar tudo certo.

Gostou das dicas para abrir um negócio online, mas não sabe por onde começar? Então clique aqui e fale com a Deen!

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