Mitos e verdades sobre Inbound Marketing

Criado oficialmente nos Estados Unidos em meados de 2009, o Inbound Marketing é um conjunto de técnicas e estratégicas que atraem clientes potenciais ao site da empresa de forma voluntária, ou seja, atraídos pelo conteúdo que ela oferece.

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Desde o seu surgimento até os dias de hoje, muitas dúvidas surgem quanto à eficácia dessa estratégia para as empresas de diferentes portes e, com isso, alguns mitos foram se estabelecendo.

Então, no post de hoje separamos alguns mitos e verdades sobre Inbound Marketing para você conhecer melhor essa estratégia que vem sendo utilizada com sucesso por empresas de várias partes do mundo:

1. O Inbound Marketing é a melhor estratégia de marketing

Mito. A melhor estratégia de marketing vai depender dos objetivos de cada empresa, de acordo com o nicho do mercado e a situação atual do negócio.

Campanhas de marketing tradicional, também chamada de Outbound Marketing, costumam dar muito certo em negócios locais, como lojas físicas e serviços pontuais que atendem a uma determinada região.

2. O Inbound Marketing funciona

Verdade. Basta pesquisar por centenas de cases de empresas de diversos portes e segmentos que utilizam essa técnica de marketing, que foi desenvolvida por uma empresa norte-americana chamada Hubspot.

No entanto, como qualquer outra técnica, o Inbound Marketing precisa ser implementado com qualidade, de forma estratégica e com uma equipe competente e qualificada.

3. O Inbound Marketing requer muito tempo para implementação

Verdade. Isso porque existem várias fases para se iniciar a estratégia propriamente dita.

Por exemplo, ter um site otimizado, conhecer a fundo a persona a qual a empresa quer atingir, construir todo o funil de vendas com base na jornada de compras, etc. Por isso, leva-se mais tempo do que a simples criação de anúncios de forma tradicional.

4. O Inbound Marketing é uma estratégia inovadora

Mito. Na verdade, o Inbound Marketing é uma adaptação dos chamados 4P’s do marketing, da forma como se estuda na faculdade (Produto, Preço, Praça e Promoção) e que são bem antigos.

A grande diferença é que atualmente nós estamos inseridos no universo digital e o nosso público está, em sua grande maioria, online. Dessa forma, cria-se uma estratégia muito mais consistente, pois os resultados podem ser mensurados em tempo real, diminuindo-se consideravelmente as chances de insucesso.

5. A estratégia de Inbound Marketing termina quando a venda é concluída

Mito. Assim como nas vendas tradicionais existe o chamado “pós-venda”, no qual o cliente continua recebendo suporte e atenção, no Inbound Marketing existe a etapa chamada de “encantamento”.

Nela, o usuário é incentivado a compartilhar a sua satisfação com a empresa e ainda se tornar um cliente recorrente. Assim como no marketing tradicional, no Inbound Marketing todas as etapas são muito importantes para o sucesso da estratégia.

6. É necessário contratar uma agência para fazer Inbound Marketing

Verdade. Implementar o Inbound Marketing para converter visitantes que navegam pela internet em clientes fiéis da sua empresa é uma tarefa que requer um time de especialistas no assunto, tais como produtores de conteúdo, gestores de mídias sociais, designers, programadores, analistas e outros profissionais que sabem lidar com as várias ferramentas e técnicas que precisam ser utilizadas – e mudam com uma grande frequência.

Então, uma agência qualificada que reúna todo esse time e todo esse conhecimento é de fundamental importância para conduzir as centenas de tarefas envolvidas diariamente numa estratégia de Inbound Marketing.

Todos esses mitos e verdades sobre Inbound Marketing reforçam a importância que ele tem nos empreendimentos atuais que precisam se destacar no mercado. Portanto, se você ainda não utiliza essa estratégia, comece agora mesmo a se planejar para revolucionar o seu negócio.

Ficou com alguma dúvida sobre esse tema ou quer ouvir a opinião de um especialista sobre como implementar a melhor estratégia de Inbound Marketing em sua empresa? Então fale com a Deen

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