Marketing digital: 4 riscos que sua marca corre na internet e como evitá-los

Apesar de ser uma realidade que todos conhecem, não pensamos frequentemente em como a internet deixa o mundo inteiro conectado e nem na quantidade gigantesca de troca de dados e ações que ocorrem a cada milésimo de segundo.

No meio disso tudo, quem utiliza o marketing digital para o crescimento da empresa e de sua própria identidade digital precisa ter muito cuidado, pois vários riscos estão presentes nesse ambiente.

No post de hoje, portanto, vamos falar sobre 4 destes riscos e como preveni-los. Se no final você ficar com alguma dúvida sobre o assunto, deixe o seu comentário.

Risco 1: Fake news

As notícias falsas espalhadas pela internet têm comprometido seriamente a identidade digital de várias empresas e colocando em risco suas estratégias de marketing digital.

Uma recente pesquisa do Massachussets Institute of Technology (MIT) afirmou que a chance de uma notícia falsa ser repassada adiante é 70% maior do que notícias verdadeiras.

O perigo não está somente na possibilidade de pessoas repassarem informações falsas sobre marcas, mas as próprias empresas podem criar notícias falsas por conta de dados errados, informações não oficiais e opiniões que não condizem com os fatos.

Então, o que fazer?

A solução é responder rapidamente, desmentindo o boato e publicando informações consistentes sobre o fato. Se a sua empresa apenas costuma repassar informações de terceiros, também tome o cuidado de confirmar a veracidade delas.

Risco 2: Reclamações

Outro risco que pode trazer grandes danos à identidade digital das empresas é a quantidade de reclamações que ela recebe, principalmente nas redes sociais.

Aliás, uma publicação do portal de notícias Exame mostrou que a internet tem causado mais danos à marca das empresas do que o Procon, pois o comportamento do consumidor vem mudando e um dos primeiros locais que ele procura para fazer uma reclamação tem sido a internet – principalmente as redes sociais.

Portanto, para evitar esse risco, um verdadeiro SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) precisa ser colocado em prática em suas estratégias de marketing digital. Reclamações de qualquer natureza devem ser respondidas – o que nos leva ao terceiro risco:

Risco 3: Falta de resposta a comentários ou respostas problemáticas

Já falamos aqui no blog sobre como as empresas devem responder seus clientes e potenciais clientes nas redes sociais, mas vale a pena reforçar: falta de resposta ou resposta problemática é um grande risco à identidade digital de uma empresa.

Esse tipo de comportamento pode afastar os clientes, derrubar a reputação ou, dependendo do caso, até ganhar repercussão negativa e se espalhar pela internet.

Mas os que são respostas problemáticas?

  • respostas automáticas que não fazem sentido com a dúvida do usuário;
  • respostas grosseiras;
  • falta de resposta a comentários negativos (tem empresa que até apaga);
  • falta de resposta/agradecimento a comentários positivos.

Então, não economize e deixe uma pessoa devidamente treinada para atender aos clientes nas redes sociais e nos comentários do site. Certamente esse é um investimento que traz um bom retorno ao seu marketing digital.

Risco 4: Plágio

O último risco que a sua identidade digital corre na internet é o conhecido plágio, e isso pode ocorrer por falta de comprovantes que sinalizam que a empresa é realmente sua, trazendo sérios problemas ao seu negócio e às suas estratégias de marketing digital. 

Nesse caso, é importante que você registre a sua marca junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para se prevenir de outra empresa que tenha o mesmo nome que o seu faça esse registro antes de você.

Além disso, tenha posse do domínio do seu site para que, em caso de contestações, você prove que o endereço virtual está em seu nome e você possa reivindicar seus direitos.

Em relação aos conteúdos que você publica em seu site, tenha muito cuidado. Dê sempre preferência a produção de conteúdo inédito e sempre que for compartilhar alguma publicação de terceiros, é fundamental que a fonte seja citada. Caso contrário, o seu site pode ser penalizado pelo Google, prejudicando o seu ranqueamento nas buscas.

Gostou das dicas? Se você ficou com alguma dúvida sobre identidade digital ou caso esteja passando por alguma situação prejudicial às suas estratégias de marketing digital, clique aqui e fale com a Deen.

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