Introdução ao Marketing Automotivo

Ao contrário do que possa parecer, as indústrias que fabricam autopeças, caminhões e tratores também precisam de estratégias de marketing para sobreviverem no mercado, que está cada vez mais competitivo.

Nesse caso, os empresários do setor precisam definitivamente conhecer o significado do chamado marketing automotivo para seus negócios, para que a empresa esteja alinhada aos novos tempos, onde grande parte do público-alvo pode ser encontrado online.

Portanto, no post de hoje você vai saber o que é marketing automotivo e quais as vantagens que ele pode trazer para esse setor.

O que é Marketing Automotivo?

Diferentemente do marketing tradicional, aquele em que os anúncios estampam as revistas, os jornais e se alugam espaços na televisão, no rádio e em outdoors pela cidade, o atual marketing automotivo se concentra mais nos meios digitais para se alcançar seu público.

Em outras palavras, ao invés de apenas expor produtos e promoções, no marketing automotivo digital a empresa vai de encontro ao seu cliente na internet. Nesse caso, a estratégia se resume em etapas:

  • atrair visitantes para o site da empresa;
  • produzir conteúdos interessantes para esse público, construindo uma autoridade no assunto;
  • transformar os visitantes em clientes;
  • encantá-los ao ponto de eles promoverem a marca pela internet.

Das empresas mais simples às maiores organizações, o setor automotivo está aos poucos se rendendo ao marketing digital. Um exemplo é a conhecida marca Texaco Lubrificantes, da multinacional Chevron, que estruturou todo o site para servir de estratégia de marketing, gerando conteúdos que atraem seus clientes e usuários que procuram pela internet por soluções que são oferecidas pela empresa.

Quais são os benefícios do Marketing Automotivo para as empresas do setor?

Utilizar estratégias de marketing automotivo para atrair o público-alvo na internet gera grandes vantagens para o setor. Quer alguns exemplos?

# Vantagem 1: Segmentação

Se a estratégia de marketing não estiver correta, o fato é que boa parte da verba gasta com anúncios fora do mundo online acaba em desperdício. Isso porque é muito difícil segmentar o público, dependendo dos meios de divulgação.

Já na internet é diferente. Com um alto poder de segmentação, os anúncios atingem em cheio o público-alvo que a empresa necessita.

# Vantagem 2: Comunicação personalizada

O Marketing Automotivo no meio online proporciona o desenvolvimento de uma linguagem cada vez mais próxima do público que se deseja, gerando empatia, engajamento e proximidade – e isso é uma ótima vantagem competitiva para o setor.

# Vantagem 3: Custo reduzido e melhor ROI

Uma estratégia bem definida e bem feita gera a redução de custos com anúncios pagos e, consequentemente, um melhor retorno sob o investimento para a empresa.

# Vantagem 4: Mensuração dos resultados

É possível medir exatamente os resultados alcançados pelas estratégias de marketing automotivo. Isso ajuda a empresa a entender onde está e para onde deve caminhar.

# Vantagem 5: Precisão e alto engajamento

Ao invés de interromper a rotina das pessoas com publicidade, a sua empresa chega na hora certa e para a pessoa certa (quando ela está buscando na internet o que você tem a oferecer).

E se você oferecer a ela, além dos produtos, um bom conteúdo sobre eles, isso pode gerar compartilhamentos pelas redes sociais, aumentando a visibilidade da marca. Isso aumenta as chances de vendas e de fidelização por parte dos clientes, tornando a sua marca querida.

Viu como o Marketing Automotivo nos meios digitais é uma excelente ferramenta para a divulgação da sua empresa e o aumento das vendas? Então, comece agora mesmo a planejar as suas estratégias. Na dúvida, conte conosco.

Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais, temos um e-book gratuito sobre Marketing Automotivo que você pode baixar agora mesmo! Até a próxima.

Deixe um comentário