Em quais redes sociais a sua empresa deve estar presente?

Não é novidade para ninguém que as redes sociais são extremamente importantes quando o assunto é alcançar um público considerável na internet.

Para você ter ideia, segundo pesquisa divulgada pela comScore, os brasileiros são líderes no tempo gasto nas redes sociais, ficando com a média 60% maior que todo o resto do mundo.

Sabendo desses números, muitas empresas passaram a investir no Facebook, LinkedIn e Instagram, que são certamente as redes sociais mais populares do Brasil.

Mas delas é a melhor rede social para promover o seu negócio?

Se você ainda não sabe, fique tranquilo, neste conteúdo vamos apresentar as características de cada rede social para você entender qual se encaixa perfeitamente com o seu negócio (e suas expectativas). 

Afinal, em quais redes sociais minha empresa deve estar presente?

O Facebook tem cerca 1,49 bilhões de usuários ativos, o LinkedIn cerca de 300 milhões e o Instagram cerca de 500 milhões. Portanto, devo investir sempre no Facebook, que tem um número muito superior de usuários?

Não. 

Como falamos no início do conteúdo, cada rede social tem as suas características e, por mais tentador que seja atingir o maior número de pessoas possível, é preciso levar em consideração muitos outros aspectos (além do volume) para garantir um ROI (Return Over Investment) satisfatório.

1. Facebook

Com seus 1,49 bilhões de usuário, o Facebook tem a capacidade de engajar os clientes e gerar credibilidade para praticamente todos os tipos de empresa.

Contudo, devido ao grande volume de empresas que já usam a plataforma, é preciso fazer uma segmentação específica e muito cuidadosa para “não jogar dinheiro fora” em campanhas que não chegam às pessoas certas.

Então, antes de iniciar qualquer investimento no Facebook (seja de tempo ou dinheiro) procure entender como a segmentação da rede social funciona e, principalmente, como usá-la para atingir o seu público-alvo.

2. LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social que está presente em mais de 200 territórios – segundo dados divulgados pela própria empresa -, e é bastante utilizada por empresas de TI e Marketing

Ao contrário do que muitas pessoas ainda acreditam, o Linkedin deixou de ser “uma rede social onde as pessoas buscam empregos” e agora é uma plataforma de troca de conhecimento, principalmente nos dois segmentos citados. 

O CPC (Custo Por Clique) do Linkedin é ainda considerado caro quando comparado ao Facebook e Instagram mas, levando em consideração que o público da rede social é muito mais qualificado, com uma estratégia inteligente de segmentação e captação de leads pode ser que o investimento traga muito mais retorno.

Além disso, é importante lembrar que a empresa divulgou em 2016 que a sua base de usuários cresceu cerca de 25% no Brasil, somando mais de 25 milhões de perfis.

3. Instagram

O Instagram conta com um público mais jovem e, por isso, ele acaba gerando melhores resultados para empresas de alimentos, roupas e e-commerce em geral.

Como essa rede social possui o recurso de curtir, comentar, marcar pessoas em fotos e publicar os famosos “stories”, muitas empresas optaram por começar a utilizar com o intuito de criar um engajamento com os usuários e, consequentemente, vender mais.

A criação do Instagram For Business em 2016 também foi uma ótima otimização para as empresas, que agora estão conseguindo investir em anúncios e ter um melhor retorno sobre o investimento na plataforma.

Os principais benefícios das redes sociais

Agora que já sabemos quais tipos de negócios colhem melhores resultados com cada rede social, podemos apresentar os benefícios que todas elas trazem para as empresas que as usam de forma inteligente e estratégica.

  • Melhorar posicionamento nas ferramentas de busca;
  • Alcançar os potenciais clientes com mais facilidade;
  • Criar um engajamento com os usuários;
  • Fazer networking;
  • Entender a opinião dos clientes;
  • Acompanhar de perto o feedback dos usuários;
  • Buscar sempre inovar e se destacar da concorrência;
  • Aumentar os acessos no site;
  • Otimizar a imagem da empresa e, assim, ter mais credibilidade;
  • Expandir o negócio com mais facilidade.

Dados sobre as redes sociais que você precisa saber

Acreditamos que, depois de todas as informações que citamos neste conteúdo, não restam dúvidas de que as redes sociais são extremamente importantes para a expansão da sua empresa no ambiente digital.

Mas, caso você ainda não esteja convencido, pode ficar tranquilo, pois separamos alguns dados sobre as redes sociais que irão fazer você começar a investir nessas estratégias hoje mesmo, confira:

  • Segundo a pesquisa We Are Social, existem cerca de 2,3 bilhões de usuários ativos nas redes sociais;
  • Um usuário tem cerca de 5 contas em redes sociais, segundo pesquisa realizada pela Global Web Index;
  • Mais de 40 bilhões de fotos foram compartilhadas no Instagram até o momento, segundo dados divulgados pela própria empresa.
  • Segundo dados divulgados pelo Facebook, mais de 2 milhões de empresas anunciam na rede social;
  • Cerca de 3 milhões de empresas tem contas cadastradas no LinkedIn, segundo a pesquisa We Are Social.

Gostou do texto? Quer saber como a sua empresa pode colher todos os benefícios que as redes sociais podem proporcionar hoje? Entre em contato com a Deen e converse com um de nossos especialistas. 

Deixe um comentário