Data Science: por que ele é importante para o marketing da empresa?

Você já ouviu falar que os dados são considerados os ativos mais importantes das empresas? Isso é uma verdade e, por isso, você precisa entender o que é Data Science.

Aliás, caso não saiba, dados são tudo o que as empresas coletam e que, depois de analisados, são transformados em informações importantes e até estratégicas para a empresa.

Por exemplo: uma sequência de números é um dado que, por si só, não quer dizer nada. Entretanto, se ele se referir ao CPF de um cliente, transforma-se em uma informação importante.

Ou, ainda, palavras soltas, como “Maria Lima”, “Curitiba”, “Batel”, “roupas esportivas” – se unidas, podem se transformar em uma informação sobre um cliente: Maria Lima, moradora do bairro Batel, em Curitiba, tem preferência por comprar roupas esportivas na loja.

Entendido isso, vamos ao tema do post: afinal de contas, o que é Data Science e por que você deveria entender esse significado para ajustar o marketing da sua empresa?

Vamos lá:

O que é Data Science?

A Ciência de Dados (Data Science) é uma área profissional da Estatística, cujo foco é a análise, o desenvolvimento, a automação e a geração de relatórios de dados.

Essa análise pode ser feita tanto por um cientista de dados – um profissional formado na área – quanto (ou também) com o uso de ferramentas tecnológicas que coletam, organizam e geram informações com esses dados (sim, o tão falado Big Data).

Quer um exemplo prático?

Uma loja de roupas precisa levantar informações sobre a probabilidade de seus clientes não pagarem seus débitos.

Nesse caso, com base em alguns dados (como a quantidade de clientes cadastrados, a quantidade de clientes com as contas em dia e a quantidade de clientes em débito), o cientista de dados pode pegar essas e outras informações relevantes e gerar relatórios prevendo a probabilidade da quantidade de débitos no futuro – e, ainda, qual o perfil de clientes que têm a maior probabilidade de ficarem com dívidas na loja.

Pois é, no Data Science trabalha-se com estatísticas que geram previsões – que podem, ou não se concretizarem, dadas as circunstâncias. Mas, sem dúvidas, esses dados e informações geradas ajudam muito as empresas na hora de entenderem o andamento de seu negócio e a construir novas ideias de crescimento e de engajamento de seus clientes.

O que o Data Science tem a ver com o marketing?

Tudo! Vamos falar especificamente sobre marketing digital.

No ambiente digital, milhares e milhares de dados são gerados a cada segundo. Nas redes sociais da sua empresa, no site dela, no CRM, em todos os softwares… No momento em que um usuário disponibiliza alguma informação no ambiente online, automaticamente ela é captada por um coletor de dados.

O Data Science, portanto, é fundamental para que esses dados sejam analisados e possam gerar insights valiosos para a tomada de decisão da empresa.

Um bom exemplo dessa análise de dados e geração de relatórios é o uso de ferramentas como o Google Analytics e o Facebook Insights. Todas as informações ali geradas são muito importantes para entendermos como está o alcance das estratégias de marketing, como está o engajamento do público e o que pode ser melhorado ou corrigido.

Como aplicar Data Science no marketing da empresa?

Automatizando os dados que a sua empresa gera.

Para isso, utilize ferramentas de automação e coleta de dados que gerem relatórios simples para que você (ou um profissional de análise de dados) possa gerar informações importantes para o seu negócio. As ferramentas de Big Data realmente fazem a diferença e aceleram o acompanhamento de métricas em tempo real.

Acredite: quanto mais dados você colher sobre a sua persona, mais chances você terá de oferecer o que ela realmente deseja, precisa e procura. É claro que imprevisibilidades ocorrerão nesse processo, pois estamos lidando com pessoas, mas certamente a ciência de dados é uma grande aliada do marketing digital – e da empresa como um todo.

E então, viu como o Data Science é fundamental para te ajudar a trazer os melhores resultados para suas ações de marketing digital? Assim como os dados são importantes para a sua empresa, saber coletados e interpretá-los farão toda a diferença para o seu crescimento.

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