Conversion Rate Optimization (CRO): Você sabe o que é isso?

No universo do marketing digital existem uma série de metodologias importantes que ajudam no aperfeiçoamento das campanhas e, consequentemente, aumentam o faturamento da empresa. Mas como muitos desses termos estão em inglês, seus significados podem gerar uma série de dúvidas.

Um desses termos é o chamado Conversion Rate Optimization (CRO), que apesar de parecer de difícil compreensão, ele apresenta um significado bem simples e muito importante para a estratégia de marketing digital.

No post de hoje, portanto, vamos entender melhor sobre esse tema e como o CRO pode contribuir para os seus resultados serem cada vez mais positivos.

O que é Conversion Rate Optimization (CRO)?

Numa tradução livre, Conversion Rate Optimization significa “Otimização da Taxa de Conversão”.

Trata-se de uma metodologia que melhora a performance do site da empresa, ou seja, ajusta-se o site para que se aumente a taxa de conversão – taxa essa que pode ser a concretização de uma venda, um pedido de orçamento, ou o que a empresa colocar como seu objetivo principal.

Ao contrário do que muita gente pensa, adotar as práticas de CRO não necessariamente aumenta o tráfego do site, mas sim, aumenta a taxa de conversões.

Por exemplo: se o seu site de e-commerce tem 2 mil visitas mensais e desse total, apenas 20 visitantes convertem (compram), isso significa que a sua taxa de conversão é de apenas 1%. Ao invés de aumentar o número de visitas, a metodologia de CRO vai ajudar a aumentar a taxa de conversão, conseguindo mais clientes com a mesma média de visitas mensais.

Mas como fazer isso? Por meio de uma série de testes, pesquisas e ajustes no próprio site, de modo a melhorar a chamada Experiência do Usuário (UX) – para você entender melhor o que isso significa, leia esse post.

Qual sua importância para empresas que desejam crescer na internet?

Utilizar a metodologia de Conversion Rate Optimization tem se tornado cada vez mais importante por dois motivos: a grande concorrência que as empresas já estão enfrentando no ambiente virtual e para atrair visitantes cada vez mais qualificados para aumentar a taxa de conversão – sem aumentar o valor a ser investido.

Dessa forma, as empresas conseguem manter a verba para os anúncios, diminuindo o custo de aquisição de clientes (CAC), pois o preço dos anúncios no leilão aumenta à medida que a concorrência se acirra.

Por isso que um site intuitivo, simples e que leva os visitantes a percorrerem um caminho onde se chega a uma conversão tem se tornado o grande diferencial das empresas que atuam na internet.

Como começar a implementar Conversion Rate Optimization?

A seguir, separamos algumas práticas de Conversion Rate Optimization que você pode implantar em seu site:

# Tenha um site mobile e otimizado

Ter um site mobile significa que ele deve estar adaptado para navegação em vários tipos de telas. Isso porque os internautas navegam cada vez mais utilizando seus dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

E quanto à otimização, ele pode fazer toda a diferença no sucesso da sua empresa. Afinal de contas, ninguém gosta de entrar em uma página virtual que demora mais de 3 segundos para ser totalmente carregada ou aparecer toda desconfigurada. Isso realmente fará você perder vendas.

Então, uma das estratégias básicas de CRO é ajustar o site que para o visitante tenha a melhor experiência possível de navegação e encontre de forma fácil tudo o que está procurando.

# Realize Testes A/B

Não se deve implementar a metodologia de Conversion Rate Optimization baseado em achismos. É preciso que todas as mudanças e ajustes no site sejam devidamente testados antes da implementação.

O Teste A/B nada mais é do que distribuir o tráfego de uma página igualmente em duas versões diferentes da mesma (versão A e versão B), como exemplificado na figura abaixo:

Vários itens podem ser testados, como cores dos botões, disposição das imagens, formato dos menus… O importante é que cada teste seja feito por no mínimo uma semana inteira para comparar qual das opções mais aumentam a taxa de conversão.

# Realize pesquisas com seus clientes

Pedir o feedback dos clientes é uma ótima dica para conferir se o seu site está proporcionando a eles uma boa experiência de navegação. Desse modo, você inclusive pode descobrir alguns erros de configuração que impedem os clientes de finalizarem suas compras, por exemplo.

Peça a eles uma opinião sincera sobre o seu site e, baseado nas métricas que você já estabeleceu para monitorar o tráfego, comece a realizar os testes A/B.

Viu como implementar estratégias de Conversion Rate Optimization é uma ajuda e tanto para você aumentar os resultados do seu negócio? Então comece agora mesmo a se planejar e a proporcionar a melhor experiência para seus clientes.

Se você ficou com dúvida sobre como implementar o CRO em seu site, fale com a Deen.

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