Como vender mais na Black Friday

Eis que é chegada a hora de mais uma Black Friday em terras brasileiras – uma chance e tanto de você vender mais e conquistar novos clientes.

Aliás, essa sexta-feira negra surgiu nos Estados Unidos em meados da década de 60 (essa, pelo menos, é a versão mais aceita da história) e desembarcou aqui em nosso país oficialmente em 2010.

Hoje vamos dar dicas simples e muito eficientes de como você pode vender mais na Black Friday, principalmente se você tem um e-commerce. Vamos lá?

1. Não aumente os preços antes

Mesmo sabendo que é uma atitude que desrespeita o consumidor, algumas lojas insistem em aumentar os valores dos produtos dias antes da Black Friday para que, no dia da promoção, realizem um desconto fictício, voltando com o produto ao preço original. Isso é errado e o consumidor está de olho!

Então, a primeira grande dica é essa: dê descontos reais para conquistar e fidelizar os clientes, gerando uma propaganda positiva e gratuita da sua empresa. Vale a pena!

2. Elabore as estratégias e vá “instigando” os clientes

Com uma certa antecedência, faça o planejamento estratégico para a Black Friday, escolhendo os produtos que estarão em promoção, os descontos e como divulgá-los.

Não sabe quais produtos escolher? Leve em consideração os produtos que estão parados no estoque, os que vendem bem e são porta de entrada para vender itens associados a eles e, ainda, os que lhe dão maior margem para desconto.

Quanto à divulgação, é importante que você vá criando expectativas nos clientes quanto ao dia da Black Friday. Eles precisam desenvolver o senso de urgência em separar aquele dia especial para entrar em sua loja e comprar. Quem sabe fazer um vídeo de unboxing de um produto? Se a pessoa já está querendo comprar esse produto, ela vai desejá-lo ainda mais depois de um vídeo como esse, seguido de uma oferta imperdível.

3. Invista em uma landing page

Criar uma landing page é uma das melhores estratégias de marketing, especialmente na Black Friday. Nela, você consegue captar os contatos de potenciais clientes que estão interessados em conhecer quais serão os descontos e ofertas oferecidos pela sua empresa.

Nesse caso, capriche na mensagem da landing page, informando que se a pessoa preencher cadastro (que pode ser nome e e-mail, apenas), ela terá privilégio em receber as ofertas primeiro do que os visitantes comuns da página. Aí você pode liberar a Black Friday para essas pessoas cadastradas na quinta à noite, por exemplo.

4. Crie uma campanha de e-mail marketing especial sobre a Black Friday

Os e-mails continuam sendo ferramentas poderosas de marketing, pois elas geralmente são enviadas depois que os visitantes preenchem um cadastro e demonstram interesse pela sua loja. Nesse caso, crie campanhas específicas sobre a Black Friday, preparando os clientes e potenciais clientes com informações sobre os produtos que eles têm interesse em adquirir.

Nesse sentido, sempre segmente as ofertas baseadas nas páginas que os seus visitantes entraram e demonstraram interesse, pois isso pode dizer muito sobre seus perfis. Uma agência de marketing pode te ajudar nessa segmentação.

5. Capriche no atendimento e no suporte

Como é um bom dia de vendas, a Black Friday da sua loja física e do e-commerce precisam de uma equipe de atendimento e suporte bem preparados e treinados. Lembre-se que a concorrência é enorme nesse dia e, se o cliente quer comprar de você, mas não tem suas dúvidas atendidas rapidamente, ele vai comprar em outro lugar.

Aliás, falando nesse assunto, uma boa dica é colocar um atendimento personalizado e otimizado por meio do JivoChat, que vem sendo utilizado por milhares de empresa aqui e no exterior.

E não se esqueça de monitorar as redes sociais da loja para ver o que os clientes estão comentando sobre ela – e, claro, fazendo o possível para resolver as pendências e transformar a reclamação em feedback positivo.

Gostou das dicas? Então prepare-se e tenha a melhor Black Friday possível para o seu negócio!

Se precisar de ajuda nessas estratégias, clique aqui e fale com a Deen. Boas vendas!

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