Como se manter atualizado no mundo do Marketing Digital

Com a popularização da internet lá nos anos 1990, definitivamente o marketing digital começou a trilhar o seu caminho. Desde então, quanta coisa mudou, não é mesmo? Hoje em dia, basta praticamente falarmos sobre determinado produto que em instantes surgem anúncios sobre ele espalhados pelos sites e em nossas redes sociais.

Quem trabalha com negócios de forma online, ou mesmo quem tenha apenas negócios físicos e que querem construir sua presença e divulgar seus serviços também no ambiente virtual, definitivamente precisa estar inteirado e atualizado sobre as melhores ferramentas e práticas do marketing digital – caso contrário, o seu negócio pode se tornar obsoleto em pouco tempo ou ser vencido pela concorrência.

Mas, com tanta informação noite e dia, muitas delas de origem até duvidosa, como se manter verdadeiramente atualizado nesse ambiente para evoluir profissionalmente? Aqui vai 4 dicas preciosas para te ajudar:

1. Busque referências

Há duas maneiras de você buscar boas referências sobre marketing digital: online e offline.

No ambiente virtual, acompanhar sites e blogs de profissionais e especialistas na área, como o nosso, é fundamental. Também acompanhe os sites oficiais das principais empresas de tecnologia, ouça podcasts e veja vídeos sobre o tema.

Outra dica interessante é você assinar as newsletters dos sites que achar mais relevante, bem como os canais de vídeos e também utilizar o LinkedIn para acompanhar as novidades e os debates interessantes que surgem.

Presencialmente, fazer networking também ajuda muito a se manter atualizado no mundo do marketing digital. E uma das maneiras mais simples de fazer isso é participar de feiras e eventos da área para conhecer profissionais e assistir a palestras atualizadas sobre o tema. Se a verba estiver curta, tente participar de pelo menos um grande evento a nível nacional e também um evento importante em sua região.

2. Desenvolva um pensamento crítico

Desenvolver um pensamento crítico significa que nem todas as novidades de estratégias de marketing digital podem funcionar para o seu negócio.

Por isso, é fundamental que você conheça profundamente o seu negócio. Quais são os seus objetivos? Qual é o seu diferencial? Quem é o seu público e como ele se comporta?

A partir desse conhecimento você consegue ter uma noção bem mais clara para atualizar as suas estratégias e ferramentas de marketing que realmente estão alinhadas ao seu negócio com as últimas novidades do setor.

3. Coloque os aprendizados sobre marketing digital em prática

Ler semanalmente os blogs da área e absorver conteúdo é muito importante, mas não é tudo. Afinal, você precisa colocar o aprendizado em prática e testar as novas estratégias a fim de colher maiores e melhores resultados em seus negócios.

Mas aqui cabe uma atenção especial: entre ler e colocar em prática, uma ação recomendada é refletir sobre o que você aprendeu, conversar com a sua equipe ou até mesmo passar por uma consultoria com um especialista na área. Dessa forma, os erros são diminuídos pelo caminho e as estratégias de marketing digital fluirão melhor em seu caso específico.

4. Seja seletivo

Por fim, ser seletivo com todas as informações absorvidas é muito importante para não se cometer grandes erros no marketing digital, que, como sabemos, é algo gigantesco.

Ao mesmo tempo, ser seletivo também não é se fechar em seu mundo e absorver apenas conhecimentos muito específicos – às vezes, alguns materiais que fogem do convencional também podem gerar grandes ideias para o marketing do seu negócio. Porém, fique atento para não desperdiçar o seu tempo com conteúdos completamente opostos ao que você precisa.

Manter-se atualizado no mundo do marketing digital não é algo difícil; apenas exige a separação de um período de seu tempo para absorver conteúdos de boas referências e, ainda, tempo para fazer networking e expandir os seus horizontes.

Se você não sabe pode onde começar para ficar atualizado no marketing digital ou não sabe como colocar em prática tudo o que vem aprendendo, não se preocupe: fale agora mesmo com a equipe da Deen.

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