Como saber se você tem um site mobile friendly

Ter um site mobile friendly, também conhecido como site responsivo, é mais que fundamental: é totalmente necessário hoje em dia.

Ele tem que se adaptar aos vários tamanhos de telas existentes, sejam smartphones, tablets, notebooks e desktops, pois essa ação ajuda muito a tornar as empresas cada vez mais profissionais e atentas ao comportamento do consumidor.

No post de hoje vamos entender o porquê isso se tornou tão importante e como, afinal, você pode saber se o seu site já está adaptado e proporcionando aos usuários a melhor experiência de navegação possível.

Por que é importante ter um site mobile friendly?

Não é difícil imaginarmos os motivos que explicam a necessidade de adaptação dos sites a telas menores. Basta observar o nosso próprio comportamento ou o dos seus clientes.

Uma pesquisa feita em 2015 e divulgada em 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que o telefone celular já é o principal meio para acessar a internet no Brasil.

Os números mostraram que 92,1% dos domicílios brasileiros acessaram a internet por meio do smartphone, enquanto 70,1% dos domicílios o fizeram por meio do microcomputador (que por si só, já possui diferentes tamanhos de tela).

Além de sermos um povo que gosta de estar conectado, existem outros motivos que explicam essa necessidade:

# A experiência do usuário

A chamada UX (User Experience), ou experiência do usuário, é um fator cada vez mais importante nos meios digitais. Afinal, o usuário/consumidor precisa navegar de forma a ter uma experiência única em seu site – do tempo de carregamento, passando pelo design e pela facilidade em se obter o que procura. E como ele anda acessando a internet principalmente pelo celular, os sites precisam estar plenamente adaptados para tornar a navegação mais intuitiva.

# Redução de custos

Readaptar o seu site para que ele fique um site mobile friendly oferece um custo-benefício muito maior do que se você tivesse um site para cada tipo de dispositivo com acesso à internet. Por isso, um site responsivo é a melhor maneira de manter o seu site atualizado como um todo, sendo que a manutenção é feita numa única plataforma.

# O seu site não é punido pelo Google

Um dos inúmeros fatores que fazem um site ser bem ranqueado na pesquisa do Google é ele ser responsivo. Isso significa que se o seu site ainda não foi adaptado para outros dispositivos, você pode estar perdendo visitantes e tornando o seu endereço virtual difícil de ser encontrado pelas pessoas. Com isso, o alcance da sua marca fica bastante limitado e você se perde em meio à concorrência.

Como saber se você tem um site responsivo?

Com tantos exemplos de sites responsivos pela internet (as próprias redes sociais, por exemplo), fica fácil descobrir se o seu endereço virtual é mobile friendly.

Temos duas dicas:

  • Dica 1: use o teste do Google. Ele poderá fornecer, inclusive, um relatório detalhado sobre o que precisa ser corrigido em seu site para torná-lo ainda melhor.
  • Dica 2: peça a amigos para entrarem em seu site. Amigo que é amigo vai falar a verdade. Peça a ele para entrar no seu site pelo smartphone e também por um tablete, e veja quantos segundos ele demora para encontrar o que precisa. Ele ainda pode ver se as imagens do site estão demorando a serem carregadas e outros detalhes que podem passar despercebidos por você.

Agora que você já sabe a importância de ter um site mobile friendly e como testar se o seu já possui essa característica, não deixe de ficar por dentro de todas as novidades que surgirem para adequar o seu site responsivo cada vez mais ao gosto dos seus clientes e futuros clientes.

Ficou com alguma dúvida sobre esse tema ou quer ouvir a opinião de um especialista sobre o seu site? Fale com a Deen e receba um feedback detalhado.

Nenhum comentário.

Deixe um comentário