Como podcasts podem ajudar o marketing do seu negócio

Os podcasts – áudios geralmente gravados em formato MP3, transmitidos via RSS e que podem ser ouvidos online ou por download ­– vêm se consagrando como uma boa estratégia dentro do marketing digital por apresentar várias vantagens.

Afinal de contas, eles têm crescido pelo seu imediatismo, pela facilidade de acesso e pela total praticidade de poder ser ouvido pelas pessoas sem que elas parem o que estão fazendo.

Confira a seguir como os podcasts podem ajudar na prática o marketing do seu negócio:

1. Os podcasts podem alcançar mais pessoas

É muito comum vermos pela rua ou em cafeterias e lanchonetes, por exemplo, pessoas com seus fones de ouvido conectados em seus dispositivos móveis – e isso não quer dizer que todas elas estejam escutando música.

Por ser um produto de fácil consumo, os podcasts podem ser ouvidos de qualquer lugar, alcançando mais clientes e potenciais clientes. Afinal, eles não precisam parar o que estão fazendo para ouvir o seu conteúdo – desde que ele seja dinâmico, prático e rápido, é claro.

Nesse sentido, a diversificação é uma estratégia importante de marketing digital. Publicar apenas de um único modo faz com que você perca outros públicos que não consomem o determinado formato que você publica.

2. Os podcasts tornam o seu negócio mais versátil

É claro que por outras mídias você também consegue diversificar os temas relacionados ao seu negócio, mas o formato de podcast te permite ainda mais criatividade para atrair a atenção do público.

Dessa forma, você consegue transmitir informações relevantes, ensinamentos importantes, conversar com pessoas interessantes para a sua persona e estreitar os laços de comunicação e conexão com seus ouvintes, que podem se tornar, inclusive, participantes ativos de seus podcasts.

3. Os podcasts estimulam o engajamento e a sua autoridade

Um dos principais objetivos do marketing digital é gerar engajamento por parte do público – comentários, curtidas e compartilhamentos, pois esse é um dos termômetros que mede se o seu conteúdo tem despertado interesse.

O podcast agrega valor à marca justamente por prender a atenção do público e ser muito fácil de ser consumido, ajudando a aumentar o engajamento e a construção de autoridade.

Por exemplo: se a sua empresa é do setor imobiliário, podcasts respondendo a dúvidas dos seus clientes em relação a temas complexos, como financiamento de imóveis na planta, como comprar o primeiro imóvel, documentação, simulações, burocracias para se alugar, cases de sucesso, etc., certamente estimulam o interesse dos ouvintes e faz com que a sua empresa se torne referência e saia na frente da concorrência.

Mas atenção: os podcasts realmente são ótimas ferramentas de marketing digital, mas nem sempre eles se encaixam nas estratégias por não serem consumidos por um determinado público.

Nesse caso, para saber se o seu negócio pode fazer uso dele, é fundamental realizar um estudo da persona, para conhecer melhor o seu público e saber se ele teria interesse em ouvir podcasts.

Uma dica para se chegar a uma conclusão é saber, por exemplo, se o seu público já interage bem em suas publicações, se fazem perguntas, se estão abertos a discussões sobre os temas e, ainda, se os temas que você publica tem altas buscas nos motores de busca da internet.

Então, se você quer saber mais detalhes se os podcasts podem ajudar o marketing digital do seu negócio e como eles podem fazer isso na prática, clique aqui e fale com a Deen. Podemos te ajudar a descobrir.

 

 

 

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