Como fazer um podcast de sucesso

Já falamos aqui no blog da Deen sobre como o podcast pode ajudar a alavancar as estratégias de marketing das empresas.

Mas você sabe como criar um podcast, desde a etapa de planejamento, passando pela edição e divulgação? Confira um passo a passo simples para colocar a mão na massa e ter sucesso:

1. Pense no tema

O tema precisa estar relacionado a duas coisas: ao seu nicho de mercado e às preferências da sua persona.

Além disso, a temática do podcast precisa ser de algo que você realmente domine muito bem – até porque isso vai te ajudar a ser mais desenvolto na hora de gravar, transmitindo a sensação que você é uma pessoa que realmente é autoridade no assunto.

2. Pense no formato do podcast

Depois do tema, coloque no papel as respostas para as seguintes perguntas sobre o formato do podcast:

  • Qual será a duração do programa?
  • Qual será a frequência de produção e publicação?
  • Será em formato individual ou terá convidados especiais?
  • Quais tipos de convidados terão?
  • Sobre quais assuntos falarei dentro da temática do podcast?
  • O que posso falar que me diferencie do podcast da concorrência?

3. Defina o nome do podcast

O nome do seu podcast precisa ser associado à marca da sua empresa e, ao mesmo tempo, precisa ter a ver com o tema do próprio podcast. Isso facilita, inclusive, em você ser encontrado nas plataformas e mecanismos de busca separados por tema.

4. Defina a equipe e os convidados

Faça um planejamento editorial mensal (ou até bimestral e trimestral) escolhendo quais episódios serão especiais – ou seja, com convidados especiais ou, por exemplo, respondendo a perguntas dos ouvintes. Isso é importante para que você se prepare com antecedência.

De qualquer forma, lembre-se que você, como apresentador (ou a pessoa que você escolheu para essa função), é o responsável por conduzir todo o programa.

5. Crie um roteiro

O roteiro é o que vai orientar você e a equipe na hora da gravação e da edição e deve ser usado em todos os episódios.

Eis um exemplo de como seu roteiro deve ser estruturado:

  • Vinheta de início do programa;
  • Apresentação dos locutores do episódio;
  • Apresentação do tema do episódio;
  • Avisos iniciais;
  • Call to Action (CTA) – convidando a compartilhar o episódio, a baixar algum material no site, etc.;
  • Discussão sobre o assunto do episódio (a conversa deve ser a mais natural possível);
  • Encerramento;
  • Vinheta final.

Na hora da edição, lembre-se de dividir a conversa entre blocos com vinhetas rápidas de transição.

6. Tenha os equipamentos necessários

Comece pequeno. Não precisa investir em nada caro. Para gravar um bom podcast, você precisa de:

  • Computador com acesso à internet;
  • Headset com um microfone de qualidade;
  • Um local tranquilo para a gravação.

7. Aqueça a voz

Tem muitos vídeos no Youtube ensinando exercícios de aquecimento vocal, que você deve fazer minutos antes da gravação. Acredite: isso faz toda a diferença na qualidade da sua voz, inclusive para a saúde das suas pregas vocais.

8. Grave e edite o podcast

Como dissemos, escolha um local tranquilo para a gravação do podcast. Se o convidado do episódio estiver em outra localidade, você pode gravar pela internet (via Skype, por exemplo), ou telefone.

Na hora de editar, a nossa sugestão é que você utilize o Audacity, um software de edição de voz que é muito simples e intuitivo – lá tem até um guia de edição para te orientar.

Sempre salve uma cópia do arquivo original e edite o programa em uma cópia extra.

O primeiro passo é ter certeza de que você salvou uma cópia dos arquivos de áudio da gravação original. No final, exporte o projeto para o formato mp3.

9. Publique nos locais certos

A publicação do podcast pode ser feita em dois lugares: em agregadores e em plataformas de streaming.

Quanto aos agregadores, para publicar basta escolher um aplicativo (como o Sound Cloud) para hospedar e adquirir um feed RSS para que o app leia o arquivo.

E quanto às plataformas de streaming, o Spotify é um exemplo de local que vem recebendo muitos podcasts. Nesse caso, o seu podcast já precisa estar hospedado em um aplicativo. Então, basta aguardar o prazo estipulado pelo streaming para que o programa esteja no ar.

10. Saiba divulgar o seu podcast e medir os resultados

Divulgue ao máximo o seu podcast para seus clientes e potenciais clientes. As redes sociais e a lista de e-mail são boas ferramentas para isso também.

Não deixe de medir os resultados de acordo com os dados fornecidos pelos agregadores. Também fique atentos aos comentários dos ouvintes para que você saiba quais episódios tiveram mais sucesso para continuar investindo.

Quer uma ajuda para implementar um podcast de sucesso em sua empresa? Clique aqui e fale com a Deen!

 

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