Como escrever uma bio atrativa para o seu Instagram

São poucas linhas, mas que funcionam como um verdadeiro cartão de visitas. Sim, estamos falando da bio (biografia) do Instagram.

Esse pequeno resumo de nós mesmos, ou ainda, de nossos negócios, precisa reunir características que equilibrem as informações e transmitam o recado certo aos seguidores: ou seja, o porquê eles devem te seguir.

Mas como fazer isso em tão poucas linhas?

No post de hoje te daremos várias dicas importantes! Mas antes:

Entenda a sua bio do Instagram

Até o momento (lembre-se de que em redes sociais tudo pode mudar), a bio do Instagram é composta por:

  • seu nome/nome da empresa, que fica em negrito logo abaixo da foto, com um limite de 30 caracteres;
  • um campo de biografia, onde você tem até 150 caracteres para resumir do que se trata o seu perfil;
  • um campo para colocar um link clicável (o site do seu negócio, por exemplo). Em links muito grandes, você pode utilizar um encurtador de links.

Vamos às dicas para escrever uma bio atrativa:

Use @ ou hashtags

No campo da bio, tudo deve ser resumido em até 150 caracteres. Por isso, utilizar arrobas (@) para identificar outros perfis do Instagram relacionados ao seu negócio (@nomedaempresa), ou uma hashtag (#) forte que identifique o seu negócio podem ser uma boa ideia – aliás, podem até te ajudar nas estratégias de marketing digital.

Mas seja criativo e lembre-se que você precisa explicar quem é e/ou o que você faz, transmitindo a personalidade da sua marca.

Saiba utilizar emojis

Os emojis podem fazer a diferença na hora de comunicar uma marca em poucas palavras, como é o caso da bio do Instagram.

Entretanto, cuidado para não exagerar e tirar o tom profissional que você quer transmitir (caso queira transmitir esse tom, é claro). Eis alguns exemplos de emojis interessantes:

  • emoji de carta (📧) para indicar o endereço de e-mail;
  • emoji de telefone para indicar outra forma de contato;
  • emoji de pino (📍) para informar um endereço;
  • emojis de setas indicando uma informação / novidade importante dentro da bio;
  • um emoji que mostre o seu produto (óculos de sol, roupa, comida, etc.) para que o público identifique mais facilmente sobre o que se trata o seu perfil.

Já existem vários sites (como esse aqui) que disponibilizam emojis para serem baixados e utilizados nos perfis do Instagram.

Utilize quebra de linhas para organizar as informações da bio do Instagram

Outra dica de bio atrativa no Instagram é você utilizar as quebras de linhas para dividir o texto em pequenas informações mais fáceis de serem visualizadas e, ainda, que se destacam. Se você combinar essas quebras com emojis o resultado pode ficar ainda mais interessante.

Mas como fazer isso? Na prática, você pode escrever o texto já com as quebras de linha em um bloco de notas de seu dispositivo móvel. Depois, é só copiar e colar no campo da bio, dentro do link “editar perfil”.

Se for necessário ajustar, basta ir espaçando até que as quebras fiquem ideais. Lembre-se de priorizar a aparência no mobile, até mesmo porque o Instagram é mais visualizado nos dispositivos móveis.

Inclua as principais informações de contato

Os perfis comerciais do Instagram já incluem um botão para que os seguidores entrem em contato, mas é interessante você incluir as principais formas de contato também na bio.

Informações como o horário de atendimento e o telefone/WhatsApp podem ajudar a evitar que você receba mensagens no direct fora de hora. Além disso, se possível, acrescente informações importantes relacionados ao contato e ao negócio, tais como “frete grátis”, “entregamos em todo Brasil”, etc.

Use call to action (CTA)

A chamada para ação, ou call to action (CTA), é indispensável para a sua bio no Instagram. É ela que vai direcionar os seus seguidores ou visitantes para a próxima ação depois que eles visitarem o seu perfil.

Quer exemplos de CTAs?

  • “Visite nossa loja virtual: www…”;
  • “Livro à venda em: www…”;
  • “Vídeo novo no canal: www…”;
  • “Marque suas fotos com a #…”.

Seja bem claro ao pedir que os seguidores façam algo e o link esteja clicável para facilitar a vida deles. Para ficar ainda mais destacado, use um emoji para indicar o link.

Essas foram as principais dicas práticas de como escrever uma bio atrativa para o seu Instagram. Mas lembre-se: não deixe de incluir o seu diferencial, ou seja, o que o torna especial para ser seguido. Seu produto é ecofriendly? É artesanal? A sua consultoria é personalizada? A sua vantagem competitiva precisa estar descrita lá.

E então, o que achou? Se quiser uma ajuda para deixar a bio e todo o seu Instagram perfeito para atrair seguidores, então fale com a Deen. Até a próxima!

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