Como conquistar os seus primeiros clientes

Sabemos que abrir um negócio, seja ele virtual ou local, dá um frio na barriga. É hora de colocar todos aqueles meses de planejamento e estudo em prática e conquistar os primeiros clientes. Afinal, uma empresa precisa de clientes para se manter, e eles não cairão do céu.

Se esse é o seu caso, vamos te dar algumas dicas importantes de como conquistar os seus primeiros clientes. Se depois de ler o texto você ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário, certo?

1. Esteja conectado

Estar conectado significa tanto manter a sua presença ativa na internet, por meio das atuais formas de comunicação, como e-mail, redes sociais e site oficial, como também significa você estar presente de forma direta.

Portanto, cuide da imagem da sua empresa na internet, mas também faça networking fora dela. Participe de feiras e eventos do setor, coloque em prática estratégias e ações de marketing de forma local e também esteja preparado para falar sobre seu negócio sempre que encontrar oportunidade – estar em uma simples fila, por exemplo, pode gerar boas parcerias!

2. Dê uma atenção especial às redes sociais e ao seu site

Como dissemos acima, os seus primeiros clientes também estão conectados, então você realmente precisa se dedicar a construir uma boa imagem empresarial na internet.

Algumas dicas:

  • Construa fanpages nas redes sociais em que o seu público-alvo está e capriche na estética
  • Sempre responda às dúvidas e críticas dos usuários de forma profissional. Se for preciso, envie uma mensagem direta para a pessoa, sempre de forma respeitosa
  • Tenha um site mobile-friendly, com uma boa UX e com conteúdo relevante para gerar credibilidade e interesse

3. Pesquise sobre futuros clientes

Pesquisar é algo que você precisará fazer durante toda sua carreira no mundo dos negócios. E, para conquistar os primeiros clientes, é fundamental uma pesquisa para construção de uma persona, que é uma representação fictícia do seu cliente ideal.

Isso significa que, com base na pesquisa sobre as características e comportamentos dos seus potenciais clientes, assim como seus objetivos, desafios e histórias pessoais, você construirá um briefing do seu cliente ideal e conseguirá criar as estratégias certas de divulgação da sua empresa – ou seja, você irá tocar direto nas necessidades do seu público.

4. Busque parcerias

As boas parcerias são excelentes estratégias de alavancar as vendas e conquistar os primeiros clientes, ainda mais quando a empresa está em seus primeiros passos e precisa de uma força na divulgação e apoio por parte de pessoas e empresas que podem se tornar parceiras.

Só fique atento para ser parceiro de empresas sérias e respeitadas pelo mercado, para que gere ainda mais credibilidade ao seu negócio.

5. Torne-se um especialista em seu negócio

Saiba de verdade o que você vende. Tenha na ponta da língua todas as informações sobre o seu produto ou serviço, para que as pessoas percebam a qualidade do seu trabalho.

Por isso, fique sempre atento às novidades do mercado em que atua, participe de reuniões, converse com profissionais maduros do segmento, leia blogs e materiais sobre o que você vende e sempre eduque o seu público com conteúdo relevante e bem fundamentado. Assim, você realmente será visto como um especialista no assunto.

6. Faça uma promoção

A tecnologia pode evoluir absurdamente, a experiência do consumidor pode ser maravilhosa, mas nada como uma boa e velha promoção para conquistar os primeiros clientes.

Apenas tome cuidado para não desequilibrar as contas da empresa; caso contrário, a promoção pode te fazer ter prejuízo e desse modo, pode ficar difícil investir na chegada de novos clientes.

7. Seja sempre persistente antes, durante e depois de conquistar os primeiros clientes

Pode parecer clichê, mas ser persistente pode ser uma das tarefas mais difíceis na hora de conquistar os primeiros clientes. Isso porque durante a nossa vida empreendedora, a gente falha por várias vezes e se não tivermos uma boa estrutura emocional, um negócio que poderia dar certo pode ser abandonado.

Mas como ser persistente? Saiba o que motiva você, identifique as suas expectativas, sempre tire boas lições com os erros e visualize o seu sucesso.

Gostou das dicas? Se você está na busca pelos seus primeiros clientes, nós podemos te ajudar! Fale agora mesmo com a Deen.

Deixe um comentário