Aprenda a desenvolver o projeto ideal para seu site

Ter um site é mais que uma necessidade atual das empresas: tornou-se uma exigência para que elas pertençam ao grande território virtual, que é a internet.

Afinal de contas, é no site que se concentram as estratégias de Inbound Marketing, o que gera bons resultados no faturamento do negócio.

Então, se a sua empresa ainda não tem um site – ou ela tem, mas você deseja reformulá-lo – no post de hoje separamos algumas dicas importantes para você colocar o projeto no papel antes de solicitar o seu orçamento ao webdesigner, que é o profissional que cria sites.

Vamos lá:

1. Antes de começar, entenda mais sobre a sua empresa

Assim como qualquer outro projeto empresarial que você precisa montar, para criar um site você também precisa conhecer profundamente o seu negócio para começar a visualizar um projeto.

Então, saiba responder as seguintes perguntas – e já coloque as respostas no papel:

  • Quais produtos / serviços a sua empresa vende? Descreva-os.
  • Como é o seu público-alvo? (Nesse caso, ter uma persona definida ajuda bastante – entenda o que isso significa neste post aqui).
  • Quem são os seus concorrentes principais?
  • Quais são os seus diferenciais que te destaca deles?
  • A sua empresa já tem ou já teve um site antes? (Se sim, coloque o endereço, se a página ainda estiver no ar).
  • Se a sua empresa já teve um site, do que você mais gostava dele? E o que você acha que faltava nele?
  • Os seus concorrentes também têm sites? Se sim, coloque os endereços de cada um.
  • De quais itens ou características você mais gosta nos sites dos seus concorrentes?
  • Quais são os objetivos do seu site? Vender? Fechar orçamentos? Construir autoridade entregando conteúdo sobre os seus produtos?

2. Coloque no papel as suas ideias para o layout do site

Depois de colocar no papel algumas características da sua empresa e os objetivos que você tem em mente ao ter um site, vamos para a parte do layout propriamente dito, que é a “cara” que você quer que ele tenha.

Coloque no papel as perguntas e as respostas dos questionamentos abaixo:

  • Quais itens são importantes em relação ao design do seu site, que não podem faltar? Escreva entre três e cinco itens.
  • Quais itens são menos importantes? Escreva entre três e cinco itens.
  • A sua empresa já tem um logotipo? Se sim, gostaria de aproveitá-lo ou ele precisa ser reformulado?
  • Quais as cores que você gostaria que tivesse no site?
  • Liste alguns sites que você gostaria de utilizar como referência para a construção do seu.
  • Quais funcionalidades extras você gostaria que o seu site tivesse? Calendários, newsletter, blog, fórum, links para as redes sociais?
  • Quem vai atualizar o conteúdo do seu site? Qual é o grau de conhecimento essa pessoa tem para essa tarefa?

E por falar nisso:

3. Identifique quais profissionais você precisará contratar

O seu projeto de construção do site não deve girar apenas no layout em si, mas você também precisa se planejar para contratar determinados profissionais ou empresas para algumas tarefas importantes.

Eis alguns exemplos:

  • Domínio e hospedagem: caso você ainda não tenha, será preciso contratar uma empresa que venda domínio e hospedagem.
  • Manutenção do site: caso a sua empresa não conte com um profissional para realizar a manutenção / atualização do site, será preciso contratar uma empresa ou um profissional para essa tarefa.
  • Imagens, ilustrações e vídeos: você precisa de uma equipe para a produção de fotos, ilustrações e vídeos para seu site ou utilizará banco de imagens?
  • Conteúdo: para os textos do seu site, você já tem uma pessoa para essa tarefa? Se ainda não tem, será preciso contratar um redator ou uma agência de marketing para essa tarefa.

Essas foram as dicas para você montar um projeto para o seu site e solicitar o seu orçamento. Caso necessite, acrescente quantas informações quiser para deixar tudo bem claro.

E não se preocupe. Mesmo que você ainda não tenha ideias tão claras, apenas pelo fato de ter colocado o que você pensa no papel já dará um norte ao programador do seu site, e, isso, certamente, ajudará nos resultados.

E agora? O que fazer? Temos uma dica: clique aqui e fale com a Deen. Somos especialistas na criação de sites e também na criação de conteúdo para que ele verdadeiramente traga bons resultados ao seu negócio. Até a próxima!

 

Deixe um comentário