O alcance orgânico no Facebok está morrendo… E agora?… E agora?

O alcance orgânico no Facebook realmente está morrendo dia após dia, mas, você não precisa se desesperar. Existem outras formas de alcançar as pessoas nessa rede social, e é sobre isso que vamos tratar nesse conteúdo.

Vamos mostrar, além dos dados que comprovam a morte do alcance orgânico, o que a sua empresa deve fazer para reverter essa situação.

Então, se você conhece o potencial do Facebook e não quer deixar de investir nessa rede social, leia esse conteúdo até o final e aprenda o que fazer.

Dados que comprovam que o alcance orgânico do Facebook está morrendo

“Ainda não entendi. Como assim o alcance orgânico do Facebook está morrendo?”.

É verdade, infelizmente isso está acontecendo. Mas, se você nunca ouviu falar nada sobre o assunto, fique tranquilo, separamos alguns dados divulgados pela Hypebot que comprovam isso.

  • Uma taxa de engajamento orgânico de 1%, hoje em dia, é considerada boa no Facebook.
  • Quanto mais pessoas curtem a sua página, mais ela vai para baixo.
  • Se você gastou dinheiro para alcançar 100 mil curtidas, sabemos que não irá ficar contente com apenas mil comentários e compartilhamentos por postagem. O Facebook virou “pay to play”, ou seja, você precisa pagar para jogar (alcançar os potenciais clientes e obter bons resultados).

Resumindo, muitas empresas acabam se iludindo com curtidas na página e esquecem do engajamento desses usuários (comentários e compartilhamentos).

Veja com seus próprios olhos. Entre na página da sua empresa no Facebook e verifique quantas curtidas ela tem e qual engajamento é gerado através das suas publicações.

Apenas 1 ou, no máximo, 2% estarão comentando e compartilhando os conteúdos. Você acha que isso é um bom resultado?

O que a sua empresa deve fazer para reverter essa situação?

Para virar o jogo, é necessário começar a investir na ferramenta de anúncios da rede social, mais conhecido como Facebook Ads.

Se você não sabe, essa ferramenta possibilita a sua empresa de criar e configurar campanhas publicitárias no Facebook que atendam alguns objetivos, como:

  • Aumentar as vendas online;
  • Aumentar as vendas da loja física;
  • Promover um aplicativo ou software;
  • Ampliar o reconhecimento de marca.

Então, agora que você sabe como funciona esse sistema de anúncios do Facebook, podemos apresentar dicas para sua empresa conseguir alcançar bons resultados com as campanhas.

1. Faça um planejamento para as campanhas

Sem um bom planejamento e objetivos claros, suas campanhas no Facebook tem grandes chances de alcançarem resultados negativos.

Quais resultados a sua empresa precisa alcançar com essas campanhas? Aumentar as vendas online ou da loja física? Promover o seu aplicativo ou apenas aumentar o reconhecimento da marca na web?

Fazendo essa definição e respondendo essas perguntas, suas campanhas, com certeza, passarão a atingir as metas e objetivos.

2. Conheça o seu público-alvo

Além de fazer um bom planejamento e definir quais os objetivos das suas campanhas, é necessário incluir o público-alvo nelas.

Se você não conhece o seu público-alvo, ou seja, não sabe quais são as características, gostos, desafios e desejos dos potenciais clientes da sua empresa, não é possível disparar os anúncios para o público certo.

Portanto, para você não ter problemas com isso, responda as perguntas abaixo e comece a conhecer melhor os potenciais clientes da sua empresa:

  • Quais são as características físicas e psicológicas dos potenciais clientes da sua empresa?
  • Que tipo de assunto sobre o seu setor podem interessar a eles?
  • Quais são os desafios e obstáculos que enfrentam?
  • Existem pessoas que influenciam suas compras? Se sim, quem?
  • Que tipo de informações elas consomem e em quais veículos?
  • Quais são as atividades que elas realizam no seu dia a dia?
  • Quais são os seus principais objetivos?

3. Crie campanhas voltadas para os potenciais clientes

Agora que você fez um planejamento, definiu quais são os objetivos e conhece as principais características dos potenciais clientes, fica muito mais fácil para criar as campanhas.

Portanto, basta colocar as dicas em prática e segmentar as campanhas totalmente voltadas ao perfil dos potenciais clientes.

Assim, sua empresa alcançará somente o público-alvo através das campanhas e, consequentemente, elas passarão a trazer melhores resultados para o seu negócio no Facebook.

Precisa de ajuda para aumentar o alcance das suas campanhas no Facebook ou apenas quer tirar algumas dúvidas? Fale com a gente.

(2) Comentários

  1. Renata Lemos 5 de outubro de 2017
    • Felipe Gubert 20 de outubro de 2017

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