A sua empresa tem Inteligência Digital?

Você sabe que sites, blogs e redes sociais geram um fluxo enorme de informação sobre vários aspectos, como acessos, usuários, comportamentos de navegação, interesses, etc. Então, podemos concluir que a análise desses dados é fundamental para um bom planejamento estratégico de marketing.

E é justamente essa análise que gera a chamada inteligência digital, um conhecimento que pode fazer a sua empresa se destacar dentre as demais.

Mas o que é inteligência digital? Ela nada mais é do que todo o conhecimento que você adquire ao analisar os dados extraídos da internet para melhorar o seu negócio, aumentar a sua competitividade e o seu lucro.

No post vamos explicar melhor quais conhecimentos são esses e por que eles são tão importantes para o futuro da sua empresa:

Conhecimento sobre dados a partir da inteligência digital sempre é vantagem

Como a inteligência digital tem tudo a ver com o conhecimento dos dados que circulam na internet, podemos afirmar que essa é uma grande vantagem para quem pretende fazer seu negócio crescer no mundo virtual (e até no meio físico). Afinal, a inteligência digital dá suporte à sua estratégia.

Mas você pode estar se perguntando: “Como eu analiso tantos dados assim em meus sites, redes sociais e na internet em geral?” Hoje em dia, existem muitas ferramentas que ajudam a coletar os dados certos para o seu planejamento estratégico.

Dessa forma, essas ferramentas são capazes de cruzar dados gerados pelos usuários e melhoram a sua compreensão sobre o cenário em que a empresa está inserida. Assim, você consegue tomar decisões mais assertivas para melhorar o desempenho do seu empreendimento no mercado.

A seguir, vamos falar sobre alguns conhecimentos que você precisa adquirir ao coletar os dados para alavancar a sua empresa.

Conhecimento do público-alvo

É muito importante que você faça um bom uso da inteligência digital para conhecer o seu público-alvo. Isso fará toda diferença nos demais passos.

Saber o que os seus potenciais clientes querem, o que eles procuram na internet, seus hábitos de compra, quais são os seus hobbies, suas profissões, faixas etárias, e todas as informações pertinentes a eles é perfeitamente possível através de uma boa análise de inteligência digital.

Com base em todas essas informações, você pode construir a sua persona. Ou seja, o perfil de público que a sua empresa precisa, e então os seus esforços serão direcionados para atrair essas pessoas que se encaixam em sua persona até a sua empresa.

Compreensão da concorrência

Quando você cruza a sua análise de dados feitas pela inteligência digital com uma análise de seus concorrentes, você consegue criar estratégias certeiras para sair na frente.

Isso porque você pode melhorar ou criar produtos que agreguem mais valor ao seu público, identificar novas oportunidades de negócios e fazer do ponto fraco do seu concorrente o seu ponto forte.

Otimização e personalização da experiência do usuário e do cliente

A chamada Experiência do Usuário (UX) é um tema que adoramos falar aqui no blog por que é uma estratégia que realmente dá certo.

E proporcionar aos seus clientes e potenciais clientes uma experiência de navegação e de atendimento personalizados realmente faz toda a diferença no ambiente virtual.

Então, quando você vai desenvolvendo a inteligência digital em sua empresa, você vai desenvolvendo também a capacidade de compreender melhor aquilo que o seu público espera, de forma que ele se encante com o seu negócio, se sinta valorizado e se torne fiel. Consequentemente, isso contribui para que a sua empresa aumente seu valor de mercado e o seu faturamento.

Conhecimento da atuação da própria empresa

Você ter em mãos uma análise completa de dados gerada pelos seus usuários, por meio da inteligência digital, faz com que você também tenha a possibilidade de fazer uma autoavaliação sobre o seu negócio e a sua própria atuação como empreendedor.

Com isso, você consegue compreender onde está acertando e errando, consegue corrigir falhas em um tempo hábil e, ainda, consegue aprimorar ainda mais o seu profissionalismo perante os seus clientes na internet.

Compreensão do comportamento do cliente

Por último, podemos afirmar que a inteligência digital também te ajuda muito na hora de compreender o comportamento dos seus clientes.

Por exemplo: vamos supor que você tenha um e-commerce de roupas e perceba através da análise de dados que 70% dos seus clientes estão desistindo de comprar uma determinada peça – mesmo que ela seja tendência e campeã de buscas.

Aí você descobre, depois de todo um cruzamento de dados, que simplesmente as pessoas estão desistindo de comprar a peça porque a página não está carregando as fotos, ou, ainda, o sistema de zoom não funciona. Então, você chama os programadores para resolver e, então, decide criar uma estratégia de divulgação para atrair os clientes a essa peça.

É (tudo) isso que uma boa inteligência digital pode fazer pelo seu negócio!

Quer saber mais sobre esse tema e como você pode trabalhar com inteligência digital em sua empresa? Então, fale com a Deen!

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