8 dicas para engajar, converter e vender usando o Instagram Stories

 

O Instagram é uma das redes sociais mais poderosas da atualidade e ganhou ainda mais força com a inclusão do Instagram Stories. Para você ter uma ideia, dados de outubro de 2017 já mostravam que o recurso contava com 300 milhões de usuários ativos no mundo.

Mesmo sendo um formato de conteúdo relativamente novo, o Instagram Stories é uma ferramenta que certamente engaja, converte e ajuda as marcas a serem vistas, lembradas e seus produtos/serviços vendidos.

Confira algumas dicas para você também colher bons resultados desse recurso:

1. Atraia os usuários do Instagram Stories ao seu site

Levando em consideração que o objetivo das estratégias de marketing digital é atrair os usuários para o site da sua empresa (pois é nele que as vendas e outras conversões podem ocorrer e ser mensurados), é preciso realizar essa ação também no Instagram Stories.

Dessa forma, sempre que for necessário, utilize uma CTA (Call To Action), que determinará uma ação a ser feita pelo usuário. Eles precisam ser guiados para o melhor caminho rumo ao próximo passo do funil de vendas.

Se o seu Stories ainda não estiver apto a colocar links, você pode utilizar recursos como “arraste para cima e confira detalhes em nosso site”, por exemplo.

2. Mostre os seus produtos

A “informalidade” do Instagram Stories pode te ajudar a transformá-lo em uma vitrine virtual para você mostrar os seus produtos – aliás, em breve será permitido que os clientes comprem diretamente por ele.

Então, use e abuse da criatividade ao mostrar os produtos. Capriche na edição, coloque adesivos, faça boomerang, conte a histórias e detalhes sobre eles em vídeo e todos os recursos que façam a sua persona se interessar.

3. Mostre os bastidores do seu negócio

As pessoas gostam de visualizar o Instagram Stories porque além de contar com postagens praticamente em tempo real, também se sentem mais próximas dos proprietários das contas que elas seguem.

Então, aproveite e mostre os bastidores da sua empresa, o dia a dia, faça suspense quanto a novidades que estão por vir, enfim, deixe o seu público sentir que está por dentro de tudo o que ocorre.

4. Poste conteúdo dos seus seguidores / clientes / parceiros

Outra ótima dica é você postar no Instagram Stories conteúdo dos seus clientes, seguidores e parceiros.

Por exemplo: se você tem um e-commerce de roupas, peça aos seus clientes que enviem fotos ou vídeos usando as peças para você mostrar no Stories, marcando o perfil deles como uma forma de agradecimento. Essa visibilidade pode atrair mais clientes e seguidores para a sua página.

5. Utilize tags de geolocalização

As geotags, ou tags de localização, são muito úteis para que você seja encontrado pelas pessoas da sua região, caso o seu negócio seja local. Além disso, outras pessoas que estejam visitando a sua região também podem encontrar a sua empresa mais facilmente.

As geotags podem ser encontradas no menu “adesivos”. Lá também podem ser adicionadas as hashtags tradicionais.

6. Considere utilizar o Instagram Live

As transmissões ao vivo são ótimas oportunidades para você engajar o seu público no Instagram Stories.

Além de aproximar ainda mais a sua empresa das pessoas, os vídeos ao vivo também aparecem em destaque na barra de Stories e seus seguidores recebem notificação de que você está ao vivo.

Considere fazer transmissões de:

  • sorteios e concursos;
  • sessão de perguntas e respostas;
  • debate sobre um determinado tema;
  • entrevista com alguém de influência;
  • cobertura de eventos;
  • gravação de um vlog ao vivo.

7. Faça enquetes

Pesquisas e enquetes são fundamentais para acertarmos os trilhos das estratégias de marketing.

Então, aproveite que o Instagram Stories oferece o recurso de enquetes e interaja com o seu público para melhorar os seus produtos e serviços e, ainda, conhecer mais sobre suas preferências e desejos – o que te fará gerar muitos insights.

8. Responda às menções

Você sabia que responder às menções e directs podem fazer uma enorme diferença no engajamento do seu público?

O Instagram utiliza um algoritmo que dá prioridade aos Stories de contas que têm mais interações entre os usuários e a empresa. Então, se você respondê-los, a sua conta pode aparecer mais para os seus seguidores.

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