5 tendências de marketing digital para 2019

Ano novo, lista de tendências nova! É hora de dar um gás às nossas estratégias de marketing digital e conquistar ainda mais clientes – nesse caso, o que será que 2019 reserva para esse segmento?

Separamos a seguir 5 fortes tendências para você colocar em prática, fortalecer a sua marca e aumentar as vendas:

1. Pesquisa por voz no mobile

Você já ouviu falar no termo “mobile first”? Esse é um conceito que está ainda mais forte neste e pelos próximos anos e quer dizer que todas as estratégias digitais da empresa precisam levar em conta, em primeiro lugar, o uso dos dispositivos móveis pelos usuários, gerando conteúdo simples e otimizado para diferentes tamanhos de tela.

Nesse sentido, saiba que uma forte tendência de marketing digital é o uso da pesquisa por voz no Google. Existe uma perspectiva de que em 2020 essas pesquisas possam representar 50% das buscas pela web, inclusive por conta da popularização dos assistentes pessoais, como a Alexa.

Na prática, então, é preciso tornar o site o mais mobile e otimizado possível para que ele alcance essas pessoas que fazem pesquisas por voz – mesmo que seja mais difícil colocar o site nesse tipo de busca, a taxa de conversão costuma ser bem mais alta.

2. Intensificação dos micro-momentos

Essa é outra das fortes tendências para o marketing digital em 2019. Micro-momentos é um termo batizado pelo Google e se refere a quatro momentos bem específicos no qual o usuário faz uma busca na internet:

  • “Eu quero fazer”;
  • “Eu quero saber”;
  • “Eu quero comprar”;
  • “Eu quero ir”.

O que isso significa? Que por várias vezes ao dia, os usuários da internet podem pesquisar por esses termos simples – principalmente quando a decisão de compra é simples para eles – e a tendência é que essa busca se intensifique neste 2019.

Na prática, você precisa descobrir quais micro-momentos as suas personas querem resolver, e, claro, elaborar estratégias para que o seu conteúdo seja alcançado por elas.

3. Conteúdos especializados e aprofundados

A produção de conteúdo permanece em alta no marketing digital em 2019, mas com uma diferença.

Agora já foi possível identificar que o consumidor espera encontrar materiais mais aprofundados e especializados. Não é à toa que o chamado Topic Cluster é um tipo de conteúdo em alta, pois ele reúne em uma só página informações bem claras e detalhadas do tipo “tudo o que você precisa saber sobre X coisa”.

Na prática, é preciso que você faça um mapeamento mais detalhado da jornada de compra das suas personas, para entender de fato quais são as necessidades e dores específicas delas. Então, monte uma estratégia de entrega de materiais especializados e aprofundados nesses assuntos, de forma que o seu lead sinta que o conteúdo foi feito, de fato, para ele.

4. Lives nas redes sociais ou em plataformas próprias

Os vídeos são uma das principais tendências de marketing digital em 2019, e não é à toa, já que nos últimos meses comprovamos a ascensão das lives nas principais redes sociais, que já incluíram mais recursos de vídeo para empresas e pessoas físicas.

Sejam em redes sociais ou em plataformas próprias, as lives seguirão forte como estratégias de marketing digital. Afinal, elas aproximam o público dos bastidores das empresas, tiram dúvidas ao vivo, lançam promoções e novidades, sem falar que são ferramentas excelentes para o trabalho de branding e fidelização de clientes.

5. Marketing digital de influência

Ainda sobre as redes sociais, não é segredo que os influenciadores viraram peças fundamentais para que uma marca cresça na internet e isso seguirá em alta em 2019.

Nesse tipo de estratégia, a empresa contrata personalidades que são reconhecidas pelas suas personas para que elas façam ações de comunicação dos produtos e serviços da sua empresa em seus canais próprios, influenciando os seguidores.

Na prática, você pode fazer uma lista com os principais influenciadores do seu nicho de atuação para que possa conhecer suas redes sociais, entender seus posicionamentos, e, claro, verificar se eles realmente engajam. Neste post aqui a gente explica o que você precisa considerar ao contratar influenciadores digitais para a sua empresa.

E então, o que achou das tendências de marketing digital para 2019? Se precisar de ajuda para colocá-las em prática, clique aqui e fale com a Deen. Até a próxima!

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