5 Formas não-convencionais de atrair visitantes para seu site

Seja você um empresário experiente ou iniciante, vez ou outra deve se perguntar: “afinal, existem outras formas de atrair mais visitas para o site, que não seja de forma paga? ”.

A resposta é sim.

Existem algumas maneiras que fogem daquelas regras que estamos acostumados e ler em sites e blogs especializados em marketing, mas que também são ótimas formas de atrair visitantes para o seu site de forma orgânica – ou seja, gratuita.

No post de hoje te mostraremos 5 delas:

1. Publique seus conteúdos em grupos do Facebook e LinkedIn

Os grupos do Facebook e do LinkedIn são excelentes meios de se encontrar pessoas relacionadas ao seu segmento, atrair visitantes para seu site e transformá-los em clientes de seu negócio.

O motivo é simples: em grupos, sejam abertos ou fechados, geralmente as pessoas conversam sobre problemas, desejos e inquietações – que se estiverem relacionadas ao seu nicho de atuação, você consegue ingressar com informações relevantes de forma a gerar interesse nessas pessoas pelo seu negócio.

Algumas dicas práticas:

  • Faça uma pesquisa baseada em palavras-chave do seu segmento nessas redes sociais. Avalie todos os grupos e verifique se realmente há discussões interessantes ou apenas o compartilhamento de coisas sem sentido ou propagandas (fuja de grupos assim).
  • Também procure por grupos que não necessariamente sejam do seu nicho, mas que são de nichos complementares ao seus (pode, inclusive, surgir novas oportunidades de negócio).
  • A quantidade de membros do grupo é importante, bem como o engajamento e a participação deles.
  • No caso do LinkedIn, você pode participar de até 50 grupos – e como você não terá tempo para participar de tantos, escolha apenas alguns poucos que sejam realmente interessantes. Uma dica é não passar de 5 grupos.
  • Se planeje para visitar esses grupos 2 ou 3 vezes por semana e configure as redes para que você receba atualizações diárias ou semanais dos grupos mais importantes.
  • Não comece fazendo propaganda da sua empresa, mas participando das discussões de forma a identificar os problemas, os desejos e os interesses dos participantes. Vá sentindo a receptividade e quando se sentir seguro, fale sobre o seu negócio e ofereça ajuda.
  • Siga as regras do grupo para evitar ser banido.

2. Responda perguntas no Yahoo Respostas

Se engana quem pensa que o site Yahoo Respostas ficou obsoleto com o tempo. Ele continua sendo o maior e mais popular fórum de perguntas e respostas da internet, nascido antes mesmo da era do Facebook e uma boa ferramenta de atrair visitantes para seu site.

O primeiro passo é você criar uma conta no fórum e escolher uma categoria que melhor represente suas atividades. Mas atenção: uma boa categoria é aquela que há muitas perguntas sendo feitas e que estejam diretamente relacionadas ao seu negócio.

Mesmo que você defina a sua categoria, você também pode realizar buscas no campo específico do site para encontrar perguntas específicas para o seu nicho. Essa é uma ótima forma de encontrar perguntas recentes e responder prontamente, linkando o seu site na resposta (você consegue fazer isso quando estiver classificado no “nível 2” do fórum).

Outra boa notícia é que como o Yahoo Respostas está muito bem indexado ao Google (ou seja, na maioria das vezes aparece nas primeiras posições na pesquisa), a sua resposta estando presente numa pergunta bem indexada fará com que a taxa de visitas ao seu site aumente bem, pois você “pegou carona” em uma página bem posicionada no ranking.

3. Peça influenciadores do seu segmento para compartilhar seus conteúdos no Facebook ou Twitter

Realizar parcerias com influenciadores é uma ótima forma de atrair visitantes para seu site.

Por exemplo: vamos supor que você tenha um site que oferece consultoria financeira para empreendedores. Você pode enviar um dos conteúdos que se destacaram em seu site para que seja compartilhado com pessoas do segmento, como economistas, administradores e outros empresários.

Vocês podem combinar de realizar trocas mútuas de conteúdos, inclusive.

4. Faça sorteios esporádicos para atrair visitantes para seu site

Sorteios sempre fazem sucesso e geram muitos compartilhamentos, ajudando a atrair visitantes para seu site.

Vale sortear livros, brindes, serviços gratuitos, cupons de descontos para serem usados em sua loja física ou no e-commerce. Seja bem criativo para engajar bem os usuários.

Mas fique atento, o Facebook tem regras claras de funcionamento de promoções dentro da rede, e caso você não as siga, sua página pode ser penalizada. Uma dica é você fazer a sua promoção e sorteio dentro do seu site, blog ou mesmo uma landing page, e utilizar as redes sociais como apoio à divulgação!

5. Divulgue seus conteúdos para amigos no WhatsApp

Essa dica pode ser ótima ou pode ser péssima, dependendo do uso que você faz dela. Divulgar o conteúdo do seu site para amigos nos WhatsApp é uma excelente maneira e oportunidade de atrair visitantes para seu site, mas tenha cuidado com os excessos.

Ninguém gosta de uma enxurrada de mensagens de propaganda, por mais atraente que ela seja. E também tome cuidado ao se criar grupos para falar sobre seu negócio sem a permissão dos seus contatos.

Isso pode ser um verdadeiro tiro no pé.

Portanto, tendo cautela, envie conteúdos interessantes aos seus amigos e peça que eles compartilhem – mas cuidado para não compartilhar SPAM!

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Mantenha a calma e não envie SPAM!

Esses foram cinco meios não-convencionais de atrair visitantes para seu site. Estude cada um deles, pesquise em quais dicas o seu segmento se encaixa e tenha sucesso em seus negócios!

Se você gostou dessas dicas, mas ficou meio perdido e não sabe por onde começar, fale com a Deen. Até a próxima!

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