5 dicas de Inbound Marketing para instituições de ensino

O inbound marketing é uma das estratégias mais utilizadas atualmente, pois pode gerar excelentes resultados para empresas e instituições, incluindo instituições de ensino.

De forma resumida, trata-se de uma estratégia que tem o objetivo de atrair o interesse das pessoas – por isso o inbound marketing também é chamado de marketing de atração – e possui três pilares: marketing de conteúdo, SEO e estratégia em redes sociais.

As instituições de ensino, portanto, podem se beneficiar do inbound marketing e alcançar vários objetivos: obter mais alunos, tornar-se referência em conteúdo e conhecimento, aumentar a credibilidade, etc.

A seguir, separamos 5 dicas para te ajudar a montar as suas estratégias nesse ramo:

1. Invista em candidatos potenciais

É muito importante que o público-alvo esteja bem definido antes de colocar as estratégias em ação – e no caso de instituições de ensino, a dica é focar em candidatos potenciais, para atrair novos alunos.

Faculdades, por exemplo, podem começar a produzir conteúdo e sanar dúvidas de estudantes que estão no Ensino Médio, em época de pré-vestibular. Esses candidatos potenciais ainda têm muitas dúvidas sobre os cursos e as profissões; então, oferecer as respostas e as soluções são excelentes modos de estreitar laços.

2. Escreva conteúdo para o seu público

Não se esqueça de que uma boa estratégia de inbound marketing é atrair o público com conteúdo certo, que ele realmente se interessa. Não adianta uma escola de inglês falar sobre receitas vegetarianas; os visitantes do site estão lá para consumirem conteúdos sobre o idioma.

Por isso é tão importante realizar uma intensa pesquisa para se definir a persona que a instituição deseja atrair, como ela se comporta, seus interesses e expectativas, para que todo conteúdo seja construído em cima dessas descobertas.

3. Elimine objeções

Se uma pessoa já decidiu que vai estudar e qual curso fazer, então ela pula a etapa da estratégia de inbound marketing (a de consumir o conteúdo para se convencer a se matricular) e parte para o processo de escolha da instituição de ensino.

Nesse caso, é preciso usar o estudo das personas para saber o que esses candidatos procuram, o que as concorrentes estão fazendo e porquê a sua instituição deve ser a escolhida dentre tantas. Desse modo você consegue construir o marketing em cima do que esses candidatos estão procurando.

Lembre-se, portanto, de focar o conteúdo e as campanhas de anúncios pensando que os candidatos que já estão nessa fase de escolha já estão muito bem informados.

4. Consiga leads

Leads são visitantes que entraram em seu site, se interessaram pelos conteúdos e desejam continuar por dentro das atualizações da instituição ou, ainda, desejam receber conteúdos exclusivos e promoções. Ou seja, leads são fortes candidatos a tornarem-se alunos da instituição.

O meio mais fácil de saber que um visitante do site transformou-se em lead é induzi-lo a realizar um cadastro no site para que você tenha dados sobre ele, como nome, endereço de e-mail e até telefone, dependendo do caso.

Para isso, é preciso atrair esses visitantes e transformá-los em potenciais alunos oferecendo materiais ricos e diferenciados, tais como e-books, brindes e conteúdos exclusivos que, em troca, eles preencham o cadastro. A partir daí, a estratégia de inbound marketing segue adiante até que uma equipe de vendas da instituição entre em contato ou, mesmo por e-mail, a instituição ofereça as opções de matrícula.

5. Use o inbound marketing para reter alunos até o final do curso

Você se lembra das quatro etapas do inbound marketing?

  • Você atrai visitantes ao seu site;
  • Você converte esses visitantes em leads;
  • Você fecha a venda do curso;
  • Você encanta os alunos e faz com que eles influenciem outras pessoas a também fazerem parte da sua instituição.

Portanto, não basta aumentar o número de matrículas; é preciso manter os alunos encantados com a sua instituição de ensino até o final do curso. Mas como?

Continuar produzindo conteúdos que os ajudam nos estudos, que possam acrescentar mais conhecimento ao processo de educação e formação deles é uma grande maneira. E não se esqueça que a comunicação entre vocês deve ser sempre estreita. O aluno deve se sentir acolhido e parte importante do seu negócio.

Gostou das dicas? Se você se interessou pelo assunto e quer saber o que o inbound marketing pode fazer especificamente pela sua instituição de ensino, fale agora mesmo com a equipe da Deen!

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